Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/366
Título: Controle de qualidade em pós-colheita na importadora de mangas do norte americana Amazon Produce Network
Autor(es): Silva, Gabriela de Moraes
Palavras-chave: Gestão de Qualidade
Mangueira
Manga - cultivo
Manga - pós-colheita
Manga - colheita
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, G. M. Controle de qualidade em pós-colheita na importadora de mangas do norte-americana Amazon Produce Network. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina - PE, 2015.)
Resumo: A mangueira Mangifera indica L., é uma espécie originária do continente asiático, que foi introduzida inicialmente pelos portugueses, e posteriormente com variedades procedentes dos Estados Unidos, de origem indiana. Em 2013, a Organização das Nações Unidas, divulgou que o Brasil ocupou a 7ª posição de maior produtor de manga do mundo. O destaque da mangicultura no cenário semi-arido nordestino se deve aos altos rendimentos alcançados, qualidade da manga produzida, expansão da área cultivada e do volume de produção. Até chegar aos supermercados norte-americanos, as frutas passam por detalhado processo de cultivo, seleção, tratamento, embalagem e transporte. Após a exportação da manga, um novo processo de gestão de qualidade inicia-se com os importadores. O objetivo do presente trabalho foi compreender e descrever as principais etapas de gestão de qualidade, no período de um ano, realizadas por um estagiário na importadora de norte americana de mangas Amazon Produce Network. A importadora recebe mangas de forma sazonal do Brasil, Equador, Peru, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, México e Porto Rico. Todas as pallets passam pelo controle de qualidade, que avalia a firmeza, variedade, size, peso, PLU, blush, qualidade, temperatura e grau brix. Todas as informações são registradas, para facilitar o controle e rastreabilidade. Após a classificação, alguns pallets necessitam passar pelo repack, e outros pelo restack. Essas etapas são controladas pelos estagiários, responsáveis também, por coordenar outros funcionários. Para cada classificação de qualidade da manga, existe um cliente com o mesmo perfil de exigência. Através dos conhecimentos adquiridos durante o período de estágio, conclui-se que a eficiência de todas as etapas da cadeia produtiva são essenciais, para garantir a qualidade final do fruto. O controle da temperatura é fundamental. O restack é a forma de se adaptar as exigências dos clientes e o repack de separar as mangas de qualidades distintos. As experiências, de maneira geral, foram de fundamental relevância para entender e aprofundar os conhecimentos na área de controle de qualidade e pós-colheita de mangas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Tecnologia e Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/366
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CONTROLE DE QUALIDADE EM PÓS COLHEITA NA IMPORTADORA DE MANGAS NORTE AMERICANA AMAZON PRODUCE NETWORK.pdf409,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.