Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/367
Título: Elaboração de panetone a base de frutas desidratadas
Autor(es): Silva, Marlene Gomes da
Palavras-chave: Frutas desidratadas
Panetone
Painelistas
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, M. G. Elaboração de panetone a base de frutas desidratadas. Monografia (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina - PE, 2015.
Resumo: Neste estudo teve como objetivo apresentar a analise preliminar de três formulações de panetone, onde foram substituídas as frutas cristalizadas por 150, 250 e 350 gramas de frutas desidratadas. Foram feitas analises físico- químicas de proteína, carboidratos totais, lipidios, aW, pH, umidade, fibra e cinzas onde observou-se a atividade de agua devido a quantidade de fruta é alta, favorecendo o crescimento de microrganismo. Quanto aos atributos avaliados sensorialmente como sabor, aroma, cor, textura na boca, aspecto global não havendo diferença significativa (5% de significância) entre as amostras, apenas o odor da formulação F1 diferiu da F3 e a F2 não diferiu da F1, nem a F3. As frutas desidratadas deixaram mais consistente a textura do panetone, atribuindo melhor firmeza, elasticidade e mastigabilidade. Sendo aceitável acrescentar frutas desidratadas ao panetone sem desagradar o paladar dos painelistas. Quando á opinião dos painelistas que avaliaram a qualidade do produto, atribuindo notas entre gostei moderadamente e gostei muito apreciando e aprovando o produto relatando o sabor das frutas e o odor que não foi mascarado pela essência de panetone utilizada. Os que inferiram não gostar do produto comentaram que não tinham o costume de ingerir o produto.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnóloga em Alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/367
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELABORAÇÃO DE PANETONE A BASE DE FRUTAS DESIDRATADAS.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.