Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/372
Título: Verificação da eficiência analítica de algumas metodologias de análises físico-químicas adaptadas
Autor(es): Sá, Rejane Feitosa Nery de
Palavras-chave: Soja
Método de determinação - Carboidrato
Método de determinação - Proteína
Método de determinação - gordura
Método de determinação - fibra insolúvel
Data do documento: 2015
Citação: SÁ, R. F. N. Verificação da eficiência analítica de algumas metodologias de análises físico-químicas adaptadas. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina - PE, 2015.s
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi verificar, entre quatro metodologias analíticas adaptadas de métodos oficiais e utilizadas no IF SERTÃO-PE Campus Petrolina, a precisão e exatidão em seus resultados. Essa verificação é também conhecida como validação, que segundo normas da ANVISA (Resolução RE nº 899, 2003), tem como objetivo garantir, por meio de estudos experimentais, que o método atenda às exigências das aplicações analíticas, assegurando a confiabilidade dos resultados. Foram feitas análises, utilizando métodos adaptados para determinação de: carboidratos (Lane & Eynon), proteínas (micro kjeldahl), gorduras (Soxhlet) e fibras insolúveis (digestão ácida e básica) nos quais utilizou-se como amostra de referência a soja em grão, adquirida no mercado local, sendo a soja escolhida por apresentar quantidade significativa e conhecida de cada parâmetro analisado. Os resultados obtidos mostram que com a metodologia adaptada de Lane e Eynon para determinação de carboidratos não foi possível detectar glicídios redutores, somente glicídios não redutores em sacarose e amido, o que apresentou uma distância significativa ao valor de referência. Para a análise de proteína utilizando o método micro kjeldahl adaptado do Adolf Lutz (2008), os resultados foram precisos e exatos com relação ao padrão de soja. O mesmo ocorreu na análise de extração de gordura por Soxhlet, onde foi utilizado o método convencional variando-se os solventes. Neste caso, os valores obtidos entre os métodos não diferiram entre si, com valores próximos ao declarado para lipídios no grão de soja. No que diz respeito às fibras insolúveis utilizando o método convencional, apresentaram valores mais próximos ao padrão da soja, diferente do método adaptado que apresentaram valores 50% inferiores ao padrão para fibras.
Descrição: Trabalhos de conclusão de curso apresentado ao curso de Tecnologia e Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/372
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VERIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA ANALÍTICA DE ALGUMAS METODOLOGIAS DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS ADAPTADAS.pdf923,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.