Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/377
Título: Avaliação dos aspectos e impactos ambientais na escola do vinho do IF Sertão PE Campus Petrolina Zona Rural como subsídio para implantação de um sistema de gestão ambiental
Autor(es): Cabral, Caio Filipe Angelim
Palavras-chave: Gestão ambiental
Sustentabilidade
Avaliação ambiental
Escola do vinho - IF Sertão PE
Data do documento: 2019
Citação: CABRAL, C. F. A. Avaliação dos aspectos e impactos ambientais na escola do vinho do IF Sertão PE Campus Petrolina Zona Rural como subsídio para implantação de um sistema de gestão ambiental. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambuco, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2019.
Resumo: O Sistema de gestão ambiental (SGA) é uma estrutura organizacional de gestão que visa a elaborações de propostas de ação mitigadoras, que deverão ser postas em prática a fim de tornar o ambiente de trabalho sustentável. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano campus Petrolina Zona Rural, na qualidade de Instituição de Ensino, deve adotar e difundir práticas ambientalmente adequadas como parte de sua atribuição de qualificar e conscientizar os cidadãos formadores de opinião. Foram analisados na Escola do vinho os seguintes ambientes: o hall de entrada, sala dos alunos, sala dos professores, cantina, laboratório e banheiro a partir de visitas in loco. Utilizando como material à lista de aspectos e impactos a ferramenta de gestão (FAILURE MODE AND EFFETCS ANALYSIS, Análises de Modo Falhas e Efeitos de Falha). Com a aplicação da ferramenta FMEA obteve-se a priorização dos aspectos e impactos ambientais e identificar e ordenar através de um índice de risco ambiental (IRA). Também foi obtida a priorização dos aspectos e impactos ambientais que representa não só riscos maiores ao ambiental como também agregado as facilidades de planejar uma ação corretiva de maneira a obter uma maior eficiência. Diante da necessidade de levantar e minimizar danos ao meio ambiente, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos e impactos ambientais na escola do vinho do IF Sertão-PE, Campus Petrolina Zona Rural, visando a implantação do programa SGA. Os aspectos estudados o de maior relevância foi o de “Geração de resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos” que se repete diversas vezes como critico em muitos setores distintos, tendo maiores valores de IRA de 8100, o aspecto ambiental que apresentou menor valor na IRA 54 e 48 foi a “Poluição Visual” e “Consumo de Energia” na categoria Hall de entrada e Corredor. Nesse sentido enfatiza-se a necessidade real da implantação do SGA na EVS.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção de título de Tecnólogo em Viticultura e Enologia.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/377
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.