Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/381
Título: Produção e qualidade da videira "italia" submetida a irrigação com diferentes frações da evapotranspiração da cultura
Autor(es): Dias, Merideise da Silva
Palavras-chave: Videira itália
Uva de mesa
Irrigação por gotejamento
Data do documento: 2016
Citação: DIAS, M. S. Produção e qualidade da videira "italia" submetida a irrigação com diferentes frações da evapotranspiração da cultura. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2016.
Resumo: O cultivo de uva de mesa é um dos mais expressivos no submédio do vale do São Francisco, sendo a cultivar Itália a principal representante no nordeste. No entanto, existem grandes variações de produtividades em razão dos manejos culturais adotados, uma vez que a cultura demanda de altos níveis tecnológicos. Desta forma, com este trabalho, buscou-se avaliar fatores produtivos e de qualidade da produção da videira “Itália” quando submetida a irrigação com diferentes lâminas. O experimento foi realizado em uma área de produção de uva „Itália‟ do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, Petrolina/PE, com sistema de irrigação contendo duas fileiras de gotejadores por fileira de planta. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com 6 tratamentos e 4 repetições, sendo os tratamentos referentes a frações da evapotranspiração da cultura - ETc (T1=25%, T2=50%, T3=75%, T4=100%, T5=125% e T6=150% da ETc). As variáveis analisadas foram, números de ramos e de cacho por planta, produtividade média, pH, sólidos solúvel e acidez. Observou-se que a maior quantidade de ramos por planta (47,44 ramos planta-1) foi conseguido com lâmina de irrigação igual a 99,25% da ETc. Já a quantidade máxima de cacho por planta alcançada foi de 62,02 para lâmina de 94% da ETc, e a produtividade máxima foi de 35,97 t ha-1 para uma lâmina de 102% da ETc. Com relação aos sólidos solúveis houve tendência linear crescente com variação entre 15,94 e 17,14 ºBrix para os tratamentos T1 a T6 (respectivamente). Observou-se na variável pH, que o valor mínimo registrado foi de 3,78 para lâmina de 24% da ETc, já para uma lâmina de 100% da ETc o pH foi de 3,86. Para a variável acidez não houve significâncias nas aplicações das lâminas. Desta forma, lâminas de irrigação em torno de 100% da ETc foram as que geraram os melhores resultados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/381
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.