Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/386
Título: Conservação e qualidade pós-colheita de folhas de couve manteiga submetidas ao hidroresfriamento
Autor(es): Silva, Laiane Torres
Palavras-chave: Pós-colheita
Resfriamento
Hortaliças folhosas
Couve manteiga
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, L. T. Conservação e qualidade pós-colheita de folhas de couve manteiga submetidas ao hidroresfriamento. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2016.
Resumo: A redução da taxa transpiratória é essencial para a manutenção da qualidade pós-colheita das hortaliças folhosas. A rápida remoção do calor através da técnica de pré-resfriamento proporciona a redução da taxa transpiratória. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos do hidroresfriamento, como técnica de pré-resfriamento, na conservação e qualidade pós-colheita de folhas de couve manteiga, armazenadas a 5ºC, ao longo de nove horas de comercialização. O experimento foi realizado em um delineamento inteiramente casualizado em um arranjo fatorial 3 x2 x4, três tratamentos (com embalagem, sem embalagem e aspersão de água gelada), dois tipos de resfriamento (sem e com pré-resfriamento) e quatro tempos (0, 3, 6 e 9 h), com 4 repetições. Cada repetição foi composta por um maço com três folhas. Avaliou-se a perda de massa fresca (PMA), a quantidade de clorofila estimada pelo SPAD e teor relativo de água (TRA). Os dados foram submetidos à análise de variância e quando significativos foram comparados pelo teste Tukey (p< 0,05) e análise de regressão. O tempo ideal de pré-resfriamento das folhas de couve foi de 5 minutos. Para PMA só houve interação entre os tratamentos e o tempo de armazenamento, em que a menor taxa de PMA foi com o uso de embalagem (< 5 %) e a maior sem uso de embalagem (8 %). Quanto ao teor de clorofila, houve interação apenas entre os tratamentos e os tipos de pré-resfriamento, havendo manutenção do pigmento para todos os tratamentos das folhas hidroresfriadas. Ao final do período de armazenamento, pode-se observar que o maior TRA foi nos tratamentos com embalagem e com aspersão de água gelada, enquanto o menor teor foi constatado no tratamento sem uso de embalagem. O tratamento sem pré-resfriamento apresentou o menor TRA ao final do armazenamento, enquanto que o uso do pré-resfriamento foi eficiente em manter o TRA inicial das folhas até o final do armazenamento. Recomenda-se o hidroresfriamento a 5 ºC por 5 minutos e uso de sacos plásticos de polietileno macroperfurados, associado ao armazenamento a 5°C, como prática eficiente em manter o balanço hídrico e proporcionar maior vida útil das folhas de couve.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/386
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CONSERVAÇÃO E QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE FOLHAS DE COUVE MANTEIGA SUBMETIDAS AO HIDRORESFRIAMENTO.pdf791,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.