Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/394
Título: Potencial inseticida de plantas encontradas na caatinga sobre Ceratitis capitata (DIPTERA: TEPHRITIDAE)
Autor(es): Santos, Raquel Pricila
Palavras-chave: Mosca-do-mediterrâneo
Extratos vegetais
Inseticida natural
Controle alternativo
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, R. P. Potencial inseticida de plantas encontradas na caatinga sobre Ceratitis capitata (DIPTERA: TEPHRITIDAE). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia so Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 2019.
Resumo: As moscas-das-frutas são consideradas as pragas mais nocivas para a fruticultura devido à sua diversidade de hospedeiros, com restrições para praticamente todos os países importadores. Combatida em escala global, este inseto é conhecido por ocasionar o apodrecimento do fruto, onerando os custos de produção, por aplicações de inseticidas e perdas na produção. A flora da caatinga é rica em recursos pouco estudados e com uma ação ainda pouco conhecida no controle de pragas. Com base nisto, o objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial bioinseticida de plantas encontrados na Caatinga para o controle de Ceratitis capitata. Os insetos foram doados pela Moscamed e o material vegetal foi obtido na caatinga, zona rural de Petrolina – PE. Após a seleção, as plantas foram transportadas até o IF Sertão PE Campus Petrolina Zona Rural, onde passaram pelos processos de secagem, moagem e posterior extração com etanol. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 4, com quatro tratamentos (extratos vegetais etanólicos) em diferentes concentrações de cada tratamento (0,5%; 1,0%, 5,0%, 10%) controle água com tween, e quatro repetições. As pupas foram imersas nas concentrações 0,5, 1, 5 e 10% dos extratos por trinta segundos. Em seguida colocadas na BOD com o fotofase de doze horas na temperatura de 25°C. Foram avaliadas as variáveis insetos emergidos, inibição na emergência dos adultos, insetos inviáveis e mortalidade. Os resultados não apresentaram influência significativa para o número de insetos emergidos, insetos inviáveis e mortalidade. Para a inibição na emergência de adultos verificou-se que o extrato de juazeiro retardou a emergência dos adultos na concentração de 10%. Conclui-se que existe a necessidade de novos estudos a fim de determinar concentrações mais adequadas desse extrato no controle de C. capitata, bem como, a realização de testes em pupas de C. capitata com diferentes idades.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/394
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - POTENCIAL INSETICIDA DE PLANTAS ENCONTRADAS NA CAATINGA SOBRE Ceratitis capitata (DIPTERA - TEPHRITIDAE).pdf610,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.