Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/406
Título: Ação de extratos vegetais no controle in vitro de nematoides das galhas
Autor(es): Conceição, Andressa Dayane Pereira da
Palavras-chave: Fitopatologia
Extrato de alho
Extrato de cravo da índia
Data do documento: 2019
Citação: CONCEIÇÃO. A. D. P. Ação de extratos vegetais no controle in vitro de nematoides das galhas. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2019.
Resumo: A aplicação de extratos vegetais surge como um método muito promissor no controle de fitonematóides, podendo representar a substituição de produtos químicos convencionais. Neste sentido, objetivou-se com esse trabalho avaliar a eficiência dos extratos vegetais hidroalcoólicos de alho (A. sativum L.) e cravo da índia (S. aromaticum) na eclosão, na imobilização e na mortalidade de juvenis de segundo estádio (J2) de Meloidogyne spp. Os botões florais de cravo da índia e bulbilhos de alho foram coletados no comércio local de Petrolina, PE. Para ambos extratos foram utilizadas as concentrações de 7, 14, 28 e 35%. O tratamento testemunha constou de água destilada. Os ovos e eventuais juvenis (J2) foram extraídos das raízes de tomateiro e empregou-se a metodologia com modificações de Hussey e Barker (1973). Os ovos ou juvenis (J2) foram incubados em BOD (25ºC) em tubos do tipo Eppendorf® nos extratos e avaliadas as porcentagens de eclosão, mobilidade e mortalidade dos J2. Os juvenis foram incubados por 24 horas e os ovos por 10 dias. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os valores obtidos foram submetidos à análise de regressão (p>0,05). Os extratos vegetais reduziram a mobilidade de juvenis (J2) de Meloidogyne spp. As concentrações de 33,33% e 27,69% dos extratos de alho e cravo da índia foram efetivas na mortalidade de J2 de Meloidogyne spp. Todas as concentrações dos extratos de cravo e alho reduziram a eclosão de J2, mas a maior redução ocorreu na concentração de 25,26% e 25,75% para os extratos de alho e cravo da índia, respectivamente. Com a obtenção destes resultados, pode-se inferir que os extratos de alho e cravo da índia mostraram-se promissores para o controle de nematoides das galhas e apontam para a necessidade de estudos mais abrangentes visando verificar a eficiência e estratégias de aplicação em condições de campo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/406
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE IN VITRO DE NEMATOIDES DAS GALHAS.pdf883,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.