Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/448
Título: Potencial de extratos etanólicos de bagaço de uva de vinho no controle de Meloidogyne enterolobii
Autor(es): Siqueira, Samuel Victor Campos de
Palavras-chave: Fruticultura
Videira
Nematoide-das-galhas
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, T. C. T. Composição florística de plantas espontâneas do parreiral de vitis vinifera (cv. "festival) do IF Sertão PE em períodos distintos. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2016.
Resumo: As espécies de Meloidogyne estão entre os mais importantes fitonematoides. São patogênicas a várias plantas de importância econômica e podem causar perdas em até 100% da produção. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e, também, o terceiro em mortalidade causada por câncer. A utilização de substâncias extraídas de vegetais que podem atuar na inibição de fungos fitopatogênicos pode vir a ser uma opção no controle de doenças no campo. Alguns destes produtos têm mostrado boa atividade nematicida. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo estudar o efeito nematicida de extratos etanólicos de bagaço de uva de vinho sobre juvenis de segundo estádio (J2) de Meloidogyne enterolobii. As análises fitonematológicas e o preparo de extratos vegetais foram conduzidos no Laboratório de Nematologia da Embrapa Semiárido. Para o experimento, a extração de nematoides de amostras de raízes foi feita pelo método do peneiramento seguido do funil de Baermann. A contagem dos nematoides foi feita ao microscópio estereoscópico. As avaliações foram feitas com uma suspensão de 20 μL, contendo 60 nematoides por orifício na placa de ELISA. O experimento foi disposto em esquema fatorial 3 x 4 (três tipos de extratos etanólicos de bagaço de uva de vinho – semente, casca e engaço – vs quatro concentrações: 5 ppm, 50 ppm, 500 ppm e 5000 ppm) em delineamento experimental inteiramente ao acaso com quatro repetições. As avaliações foram feitas por quantificação de número de nematoides mortos (efeito nematicida). Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste F a 5% de probabilidade. O extrato etanólico de casca de uva de vinho se mostrou superior aos demais extratos nos fatores isolados, e a concentração de 5000 ppm nos fatores isolados se mostrou significativamente superior às demais, tendo um bom potencial nematicida. Na interação, nas concentrações de 5 ppm e 50 ppm, não houve diferença significativa entre os extratos. Na concentração de 500 ppm, o extrato da casca se mostrou superior aos outros. Já a 5000 ppm, os extratos da casca e da semente se mostraram iguais, estatisticamente, tendo sido superiores ao extrato do engaço.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/448
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - POTENCIAL DE EXTRATOS ETANÓLICOS DE BAGAÇO DE UVA DE VINHO NO CONTROLE DE Meloidogyne enterolobii.pdf889,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.