Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/509
Título: Indução de resistência em plantas de videira contra Uncinula necator a partir da utilização de extratos de Allamanda blancheti A. DC
Autor(es): Silva, Elbson Carvalho Vieira da
Palavras-chave: Fisiologia vegetal
Extratos vegetais
Plantas de videira
Indução de resistência
Vale do São Francisco
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, E. C. V. Indução de resistência em plantas de videira contra Uncinula necator a partir da utilização de extratos de Allamanda blancheti A. DC. TCC (Bacharelado em agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 36f., 2015.
Resumo: O submédio do Vale do São Francisco tem na cultura da videira uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento regional e consolidação do pólo frutícola em nível internacional. No entanto, a região vem enfrentando sérios problemas de ordem fitossanitária, com destaque para o alto nível de incidência de Uncinula necator. Dentre os principais métodos alternativos de controle, o uso de indutores de resistência apresenta-se como alternativa promissora no manejo de doenças, assim também como use de extrato vegetal. Neste sentido, iniciou-se estudos sobre o desenvolvimento de tecnologias alternativas ao controle químico no manejo de oídio da videira a partir da utilização de extratos de Allamanda blanchetti a quente com extração em aparelho Soxhlet e a frio. Em laboratório sementes de sorgo „Brandes‟ foram testadas para avaliar a capacidade elicitora dos extratos nas concentrações 10, 100, 500 e 1000 ppm em induzir a formação de fitoalexinas em mesocótilos de sorgo. Em campo plantas de videira foram pulverizadas com extrato de A. blanchetti nas concentrações 10, 100, 500 e 1000 ppm nos diferentes métodos de extração e acibenzolar-S-metil (200 mg.L-1). Decorridas 96h da primeira pulverização, folhas de videira „Superior Seedless‟ foram coletadas, identificadas por tratamento, acondicionadas em caixas isotérmicas e levadas ao Laboratório de Bioquímica Vegetal da UNIVASF para avaliar os níveis de defesa elicitados. Após a desinfestação, cinco discos de folhas de ≈ 3,0 mm de diâmetros foram retirados com auxílio de um perfurador manual, depositados em placas de Petri contendo papel de germinação e umedecidos com água destilada. Posteriormente, os discos de folhas receberam uma suspensão de esporos de U. necator na concentração de 1x105 con/mL. Após a inoculação as placas foram mantidas em temperatura ambiente (25ºC ± 5) por 14 dias determinando-se a severidade da doença ao final do período. Os resultados indicam que acúmulo de fitoalexinas 3-deoxiantocianidinas foi maior nas concentrações 1000 ppm a quente, 10, 100, 500 e 1000 ppm a frio e no indutor comercial acibenzolar-S-metil (200 g.L-1).Em discos de folhas, o extrato a frio 1000 ppm e ASM conferiram maior capacidade de defesa de plantas de videira „S. Seedless‟ a U. necator.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/509
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.