Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/520
Título: O papel dos Institutos Federais no Sistema Nacional de Inovação: análise da contribuição de um modelo de gestão
Autor(es): Lira, Maria Gomes da Conceição
Palavras-chave: Institutos federais de educação, ciência e tecnologia – Inovações tecnológicas - Administração
Gestão do conhecimento
Transferência de tecnologia
Gestão da inovação
Empreendedorismo
Inovação e competitividade
Data do documento: 2017
Citação: LIRA, M. G. C. O papel dos Institutos Federais no Sistema Nacional de Inovação: análise da contribuição de um modelo de gestão. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 129f., 2017.
Resumo: A inovação tecnológica tem sido amplamente estudada pelo aspecto da interação Academia-Empresa-Governo. Essa tríade, forma uma complexa rede de relações entre as instituições e as firmas e consolida importantes Sistemas de Inovação (ETZKOWITZ e LEYDESDORFF, 1996; FREEMAN, 1995; NELSON, 1993; LUNDVALL, 1992). Como importante elo desta tríade, a academia participa ativamente deste fenômeno como fonte de conhecimento e de desenvolvimento de tecnologia, os quais devem ser transferidos para a sociedade (MAGACHO; VILLELA, 2009). É nesse contexto que se deu a criação dos Institutos Federais, com objetivos e finalidades que buscam articular a formação profissional, como uma atribuição específica, com as ações de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, como atribuições de apoio à política nacional coordenada pelo MCTI (RIBEIRO,2013). No entanto, os estudos a respeito do papel da academia e de modelos de gestão da inovação ainda são fortemente direcionados às universidades denotando a necessidade de ampliação do escopo do estudo. Diante do exposto, faz-se o seguinte questionamento: “Há modelos de gestão da inovação orientados ao cumprimento do papel (finalidades e objetivos) dos IFs no Sistema Nacional de Inovação? ” Diante dessa pergunta norteadora, esta dissertação tem como objetivo geral analisar o Modelo Indutor de Gestão da Inovação SETEC/MEC com vistas ao cumprimento do papel dos Institutos Federais no Sistema Nacional de Inovação. Para atingir os objetivos, definiu-se uma amostra de três Institutos Federais (IFs) para serem analisados a luz desse modelo. A metodologia composta de três etapas utilizando a observação não participante e a análise documental, buscou identificar o nível de maturidade da atividade de gestão da inovação e sugerir ações que propiciem o cumprimento de objetivos e finalidades destas instituições nos Sistemas de Inovação. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que Modelo Indutor apresenta níveis de indução que consideram o estágio de maturidade dos IFs nas atividades de PD&I, Extensão Tecnológica, Desenvolvimento de Novos Negócios e Formação de Pessoas para Inovação. Após identificar o estágio em que se encontram os elementos da amostra elaborou-se um conjunto de ações que propiciam maior desempenho conforme categorias de análises propostas no Modelo Indutor. Conclui-se com o estudo que o Modelo Indutor SETEC/MEC necessita de melhorias para se adequar a heterogeneidade destas instituições. É possível afirmar ainda que embora tenha objetivos que visam o cumprimento do papel destas instituições nos Sistemas de Inovação, o Modelo Indutor necessita definir indicadores e atividades para as instituições adotantes. É nessa perspectiva que se espera que as discussões e os resultados desta pesquisa contribuam com a melhor compreensão e o desenvolvimento da gestão da inovação nos diversos IFs existentes no Brasil, trazendo contribuições, sobretudo, para o fortalecimento da ação em Rede por estas instituições. Acredita-se que os resultados foram satisfatórios e representa um avanço na construção do conhecimento e fortalecimento da cultura de inovação e empreendedorismo na Rede Federal. No entanto, o campo de pesquisa carece de mais estudos que contemplem a diversidade e o potencial dessas instituições nos Sistemas Nacionais de Inovação.
Descrição: Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/520
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