Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/523
Title: Relação entre autoeficácia docente e otimismo acadêmico: possibilidades para alcançar a excelência estudantil
Authors: Neves, Jackson Manuel
Keywords: Aprendizagem social
Psicologia da aprendizagem
Autoeficácia - professores
Porfessores - IF Sertão PE
Issue Date: 2017
Citation: NEVES, J. M. Relação entre autoeficácia docente e otimismo acadêmico: possibilidades para alcançar a excelência estudantil. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 94f., 2017.
Abstract: Esta dissertação possui como objetivo geral verificar relação entre a autoeficácia e otimismo acadêmico dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Para atingir tal objetivo foram desenvolvidos três artigos científicos: o primeiro estudo objetivou identificar o nível de crença de autoeficácia dos professores bem como sua relação com variáveis pessoal e de contexto; O segundo estudo objetivou validar a escala Teacher Academic Optimism Scale for Elementary Teachers, Woolfolk-Hoy (2005), que mensura tal constructo; E o terceiro estudo buscou-se analisar a relação entre as crenças de autoeficácia e o otimismo acadêmico dos professores do IF Sertão-PE. Participaram desta pesquisa professores do IF Sertão-PE distribuídos entre sete campi de atuação, no período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Para traçar o perfil dos docentes da Instituição foi utilizado o questionário de identificação docente adaptado da pesquisa de Iaochite (2007). Para o primeiro estudo foi utilizada a escala validada no Brasil por Bzuneck e Guimarães (2003), que mensura a autoeficácia docente seus dois componentes constitutivos: autoeficácia pessoal e autoeficácia no ensino. Para o segundo estudo foi utilizada a escala de Woolfolk- Hoy (2005), que mensura o otimismo acadêmico em seus três componentes constitutivos: eficácia coletiva, confiança em pais e alunos e ênfase acadêmica. Para atingir o objetivo do terceiro estudo foram utilizadas as duas escalas citadas nos estudos anteriores. Os trabalhos permitiram compreender as variáveis pessoais e de contexto que influenciam nas crenças de autoeficácia docente, também a validação da escala de otimismo acadêmico e a identificação de relações teóricas empíricas entre os constructos. O trabalho também possibilita a estratificação dos docentes do Instituto que permitem a elaboração de programas que sejam mais adequados ao fortalecimento destas crenças dos professores, uma vez que crenças robustas possibilitam melhores resultados acadêmicos dos alunos.
Description: Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/523
Appears in Collections:Programa de pós-graduação em Administração (UFBA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.