Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/523
Título: Relação entre autoeficácia docente e otimismo acadêmico: possibilidades para alcançar a excelência estudantil
Autor(es): Neves, Jackson Manuel
Palavras-chave: Aprendizagem social
Psicologia da aprendizagem
Autoeficácia - professores
Professores - IF Sertão PE
Data do documento: 2017
Citação: NEVES, J. M. Relação entre autoeficácia docente e otimismo acadêmico: possibilidades para alcançar a excelência estudantil. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 94f., 2017.
Resumo: Esta dissertação possui como objetivo geral verificar relação entre a autoeficácia e otimismo acadêmico dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Para atingir tal objetivo foram desenvolvidos três artigos científicos: o primeiro estudo objetivou identificar o nível de crença de autoeficácia dos professores bem como sua relação com variáveis pessoal e de contexto; O segundo estudo objetivou validar a escala Teacher Academic Optimism Scale for Elementary Teachers, Woolfolk-Hoy (2005), que mensura tal constructo; E o terceiro estudo buscou-se analisar a relação entre as crenças de autoeficácia e o otimismo acadêmico dos professores do IF Sertão-PE. Participaram desta pesquisa professores do IF Sertão-PE distribuídos entre sete campi de atuação, no período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Para traçar o perfil dos docentes da Instituição foi utilizado o questionário de identificação docente adaptado da pesquisa de Iaochite (2007). Para o primeiro estudo foi utilizada a escala validada no Brasil por Bzuneck e Guimarães (2003), que mensura a autoeficácia docente seus dois componentes constitutivos: autoeficácia pessoal e autoeficácia no ensino. Para o segundo estudo foi utilizada a escala de Woolfolk- Hoy (2005), que mensura o otimismo acadêmico em seus três componentes constitutivos: eficácia coletiva, confiança em pais e alunos e ênfase acadêmica. Para atingir o objetivo do terceiro estudo foram utilizadas as duas escalas citadas nos estudos anteriores. Os trabalhos permitiram compreender as variáveis pessoais e de contexto que influenciam nas crenças de autoeficácia docente, também a validação da escala de otimismo acadêmico e a identificação de relações teóricas empíricas entre os constructos. O trabalho também possibilita a estratificação dos docentes do Instituto que permitem a elaboração de programas que sejam mais adequados ao fortalecimento destas crenças dos professores, uma vez que crenças robustas possibilitam melhores resultados acadêmicos dos alunos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/523
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