Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/528
Título: Controle patrimonial: análise da gestão dos bens móveis de caráter permanente no IF Sertão PE
Autor(es): Fernandes, Elizabeth Carvalho
Palavras-chave: Instituto Federal do Sertão Pernambuco – Bens de consumo duráveis – Administração
Propriedade pública - Administração
Controle administrativo
Patrimônio público
Data do documento: 2018
Citação: FERNANDES, E. C. Controle patrimonial: análise da gestão dos bens móveis de caráter permanente no IF Sertão PE. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Núcleo de pós-graduação em administração, Universidade Federal da Bahia, 144f., 2018.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar as atividades de controle dos bens móveis de caráter permanente nas unidades gestoras do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Especificamente, buscou-se analisar como ocorrem as etapas do fluxo das atividades básicas relativas ao controle dos bens dentro das unidades gestoras da Instituição, tais como o recebimento, a distribuição, a movimentação, os inventários e as baixas patrimoniais, e ainda apontar as dificuldades encontradas pelos servidores que executam as atividades dos setores de patrimônio. Além disso, elenca as principais inconsistências apontadas nos relatórios de gestão pelas auditorias dos órgãos de controle interno ou externo que atuam na fiscalização do IF Sertão – PE. A abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa documental em documentos organizacionais relativos aos registros patrimoniais e das ações de fiscalização das auditorias de controle interno e externo acerca das atividades desenvolvidas na área de patrimônio. Utilizou-se da observação simples, da aplicação de questionário a todos servidores dos setores de patrimônio e de entrevistas do tipo semiestruturada realizadas com os gestores e/ou responsáveis pela área de patrimônio de três das unidades gestoras da Instituição. O tratamento dos dados deu-se por meio da análise de conteúdo. As informações e interpretações foram expostas em quadros demonstrativos, esquemas e textos narrativos que sinalizaram para as dificuldades percebidas no processo de controle dos bens móveis, assim como as sugestões apontadas pelos gestores e servidores da área de patrimônio, a fim de contribuir para o gerenciamento eficiente dos bens e propiciar a melhoria do controle patrimonial no IF Sertão – PE. Os resultados demonstraram que o controle patrimonial ocorre parcialmente, não está sendo realizada a depreciação e a reavaliação dos ativos imobilizados em cumprimento as exigências das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP). A estrutura organizacional precisa ser pensada de forma a aproximar e fortalecer a ligação entre os setores envolvidos no processo, necessidade de adoção de um sistema patrimonial realmente efetivo no controle dos bens móveis.
Descrição: Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/528
Aparece nas coleções:Programa de pós-graduação em Administração (UFBA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.