Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/570
Título: Qualidade fisiológica de sementes de Passiflora Cincinnata MAST
Autor(es): Nascimento, Antônia Antunes do
Palavras-chave: Fisiologia de sementes
Maracujá
Potencial germinativo
Data do documento: 2019
Citação: NASCIMENTO, A. A. do. Qualidade fisiológica de sementes de Passiflora Cincinnata MAST. Monografia (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina- PE, 42f., 2019.
Resumo: O maracujazeiro pertence à família Passiflorácea e apresenta 12 gêneros e aproximadamente 500 espécies. A produção de maracujá no Brasil se destaca pela geração de renda entre os pequenos produtores e mão de obra local, mas as dificuldades de formação de mudas e ataque de doenças, leva a cultura apresentar baixa produção diante do potencial que o país apresenta. A espécie Passiflora cincinnata Mast., apresenta resistência a doenças de solo e fúngicas e pode ser utilizado como porta enxerto para o maracujá amarelo. Com isso, o presente trabalho, teve como objetivo avaliar o potencial germinativo e emergência de plântulas do maracujá do mato submetidas a tratamentos de superação de dormência. Para tanto, colheu-se frutos em diferentes estádio de maturação e armazenados por 10 dias em ambiente de laboratório à temperatura e umidade média de 25,7°C e40% respectivamente. O trabalho foi dividido em quatro etapas: caracterização inicial dos frutos e sementes; teste preliminar para estabelecer a maturação fisiológica das sementes em função do estádio de desenvolvimento dos frutos; utilização de meios físicos para superação de dormência das sementes após período de armazenamento de 90 dias e utilização de meios físicos para superação de dormência de sementes após período de armazenamento de 120 dias. Na segunda etapa as sementes foram submetidas a secagem, posteriormente aquecidas em banho-maria à 50º C por 5 minutos. Na terceira e quarta etapas utilizou-se sementes armazenadas por 90 dias e 120 dias, respectivamente e aplicando-se escarificação física (corte) e química (ácido giberélico). Os tratamentos da terceira etapa, além de controle foram escarificação térmica, imersão em ácido giberélico (GA) e associações destes. A última etapa consistiu do corte nas sementes, na região do hipocótilo, imersão em ácido giberélico e corte + imersão em ácido giberélico. Nas condições específicas do presente trabalho conclui-se que o corte na região do hipocótilo foi positivo quanto ao potencial de germinação e emergência de plântulas, principalmente quando associado a aplicação por imersão de GA por 24 horas, apresentando germinação de 56%. Além disso, novos testes deverão ser realizados com diferentes concentrações e tempo de imersão das sementes em GA, associado ao corte na região do hipocótilo.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso apresentado ao IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural, exigido para a obtenção de título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/570
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIA ANTUNES DO NASCIMENTO.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.