Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/571
Título: Condutividade hidráulica de solo saturado por diferentes metodologias de determinação
Autor(es): Leite, Francisco de Paula Nogueira
Palavras-chave: Hidráulica
Latossolo
Permeâmetro
Data do documento: 2019
Citação: LEITE, F. de P. N. Condutividade hidráulica de solo saturado por diferentes metodologias de determinação. Monografia (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina- PE, 54f., 2019.
Resumo: Existem diversas metodologias de determinação da condutividade hidráulica do solo saturado (Ko), algumas delas laboratoriais outras de campo, é sabido, porém, que para uma mesma condição de solo, é comum a ocorrência de diferenças de valores para elas. Objetivou-se, portanto, com o presente trabalho, comparar metodologias de determinação da Ko, padronizado a 20 °C, para um Latolossolo Amarelo no município de Petrolina-PE. Foram avaliados os métodos do permeâmetro de carga constante e poço seco (Auger-Hole Inverso) em 19 poços de amostragem (blocos), com solos coletados, para os testes do permeâmetro, a 0,125 e 0,375 m de profundidade, correspondentes respectivamente as camadas de 0 – 0,25 e de 0,25 a 0,50 m. Foram avaliados estatisticamente os valores de Ko para dois e quatro tratamentos, sendo estes, cenário 1, T1 - poço seco e T2 - permeâmetro com dados médios das duas camadas de solo amostradas, e cenário 2, T1 - poço seco, T2 - permeâmetro com dados médios das duas camadas de solo amostradas, T3 - permeâmetro com amostra de solo da primeira camada (0 – 0,25 m) e T4 - permeâmetro com amostra de solo da segunda camada (0,25 – 0,50 m). Observaram-se em ambos os cenários, diferença estatística para as metodologias de determinação da Ko, e em um deles, cenário 2, foi detectada diferença significativa também para os poços. Observou-se ainda elevada variabilidade do parâmetro Ko a 20 oC, que foi de 0,23 a 1,01 com média de 0,59 cm h-1 para o método do poço seco e de 0,66 a 13,47 com média de 4,49 cm h-1 para o permeâmetro de carga constante. E contatou-se que as amostragens de solo na camada de 0 - 0,25 m permitiram estimar com precisão todo o perfil de solo.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso apresentado ao IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural, exigido para a obtenção de título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/571
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO DE PAULA NOGUEIRA LEITE.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.