Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/583
Título: Experiência formativa e inserção no mundo do trabalho de egressos no ensino médio integrado
Autor(es): Torres, Caroline da Silva
Palavras-chave: Experiência formativa
Ensino Médio Integrado
Egressos
Juventude e trabalho
Aprendizado em Computação
Data do documento: 2020
Citação: TORRES, C. S. Experiência formativa e inserção no mundo do trabalho de egressos no ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 117f., 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a experiência formativa e o processo de inserção no mundo do trabalho na perspectiva dos egressos do Ensino Médio Integrado do IFPI – Campus Picos, com vistas à elaboração de um produto educacional que facilite a aproximação entre egresso e instituição formadora, trazendo contribuições para melhorar a qualidade do ensino e ampliando as possibilidades de inserção deles no mundo do trabalho. A pesquisa teve os seguintes objetivos específicos: estabelecer um perfil dos concludentes dos cursos de Ensino Médio Integrado ao técnico em Administração, Informática e Eletrotécnica do IFPI - Campus Picos no período de 2014 a 2018/2019; analisar a experiência formativa dos egressos na instituição e seu processo de inserção no mundo do trabalho e produzir uma ferramenta que amplie a relação entre egresso e instituição formadora e otimize as oportunidades de inserção no mundo do trabalho. O estudo é de cunho quanti-qualitativo, realizando-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A coleta de informações se deu mediante a aplicação de questionário eletrônico e entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo de Bardin (2011) deu o suporte para a análise e interpretação dos dados. Os resultados da investigação, ancorados nos discursos dos egressos, indicaram que as experiências formativas na instituição são enriquecedoras, sobretudo as ligadas ao ensino e que podem ser definidas como práticas integradoras, sendo que as contribuições do IFPI para a formação voltam-se principalmente para o âmbito pessoal. No que concerne às dificuldades e desafios da formação, os egressos indicaram a carga horária excessiva e a distância da cidade onde residem. Quanto ao processo de inserção no mundo do trabalho, verificou-se um baixo número de egressos trabalhando na área de formação técnica, contudo observou-se um alto percentual dos que continuaram os estudos em nível superior. Sobre as dificuldades e os desafios para inserção no mundo do trabalho, destacou-se a pouca oferta de emprego. Com relação às sugestões para a melhoria da relação com a instituição formadora, os egressos apontaram a ampliação da comunicação com o IFPI, indicando que a construção de um aplicativo para dispositivos móveis deve contemplar principalmente a divulgação de oportunidades de trabalho, cursos, eventos e atividades desenvolvidas pelo Campus.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pelo Campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/583
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EXPERIÊNCIA FORMATIVA E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.