Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/623
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Roberta Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T16:55:47Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T16:55:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, R. G. A avaliação da aprendizagem de discentes surdos: proposta para a disciplina de língua portuguesa do ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 64f., 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/623 | - |
dc.description.abstract | A avaliação da aprendizagem é um tema que ainda provoca dúvidas, principalmente quando se precisa avaliar um estudante surdo. Pensando neste aspecto, nossa pesquisa teve como objetivo principal: investigar as práticas avaliativas dos professores de Língua Portuguesa que atuam com alunos surdos no Instituto Federal do Piauí. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O suporte teórico deste trabalho teve como base os seguintes autores: Albres (2012), Depresbiteres (1989), Fernandes (2006), Lacerda (2010), Luckesi (2011) e Quadros (2004, 2009). Os resultados indicam que os docentes compreendem a necessidade de uma avaliação da aprendizagem adequada às necessidades linguísticas dos alunos surdos, mas não sabem como construir este instrumento; os discentes surdos sentem dificuldades no momento da realização da avaliação da aprendizagem e os Intérpretes educacionais não compreendem o seu real papel. Com base nesses resultados construímos um manual de orientação sobre avaliação da aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa que objetiva auxiliar os docentes do referido componente curricular. | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem - Surdos | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | pt_BR |
dc.subject | Práticas docente – Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores – Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | A avaliação da aprendizagem de discentes surdos: proposta para a disciplina de língua portuguesa do ensino médio integrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DISCENTES SURDOS.pdf | 658,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.