Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Roberta Gomes-
dc.date.accessioned2020-11-12T16:55:47Z-
dc.date.available2020-11-12T16:55:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationARAÚJO, R. G. A avaliação da aprendizagem de discentes surdos: proposta para a disciplina de língua portuguesa do ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 64f., 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/623-
dc.description.abstractA avaliação da aprendizagem é um tema que ainda provoca dúvidas, principalmente quando se precisa avaliar um estudante surdo. Pensando neste aspecto, nossa pesquisa teve como objetivo principal: investigar as práticas avaliativas dos professores de Língua Portuguesa que atuam com alunos surdos no Instituto Federal do Piauí. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O suporte teórico deste trabalho teve como base os seguintes autores: Albres (2012), Depresbiteres (1989), Fernandes (2006), Lacerda (2010), Luckesi (2011) e Quadros (2004, 2009). Os resultados indicam que os docentes compreendem a necessidade de uma avaliação da aprendizagem adequada às necessidades linguísticas dos alunos surdos, mas não sabem como construir este instrumento; os discentes surdos sentem dificuldades no momento da realização da avaliação da aprendizagem e os Intérpretes educacionais não compreendem o seu real papel. Com base nesses resultados construímos um manual de orientação sobre avaliação da aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa que objetiva auxiliar os docentes do referido componente curricular.pt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem - Surdospt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais - LIBRASpt_BR
dc.subjectPráticas docente – Avaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores – Língua portuguesapt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem de discentes surdos: proposta para a disciplina de língua portuguesa do ensino médio integradopt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DISCENTES SURDOS.pdf658,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.