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dc.contributor.authorMachado, Yane Ferreira-
dc.date.accessioned2021-01-22T04:07:22Z-
dc.date.available2021-01-22T04:07:22Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMACHADO, Y. F. A orientação profissional vivenciada a partir da gamificação. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 185f., 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/624-
dc.description.abstractA atividade de Orientação Profissional tem passado por modificações ao longo das últimas décadas, sofrendo influências das mudanças sociais, educacionais, tecnológicas e das formas e significados que o trabalho adquire numa sociedade marcada pelo capitalismo. Essa pesquisa teve como objetivo propor e avaliar a efetividade de um modelo de Orientação Profissional entre os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) baseado em estratégias de Gamificação, e sob a perspectiva da abordagem sócio-histórica. Ainvestigação foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa de práticas educacionais do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A coleta de dados envolveu revisão sistemática de literatura sobre os principais temas da pesquisa e coleta de campo através de observações, análise documental, entrevistas, aplicação de questionários, grupo focal e do desenvolvimento e aplicação do Jogo GamIFique - Orientação Profissional com Jogos, que materializou o Produto Educacional fruto desta pesquisa. A intervenção foi realizada com dezoito estudantes do 1º e 3º anos do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Edificações, e contou também com estudantes egressos dessa formação, servidores docentes e técnico-administrativos em educação e monitores de disciplinas práticas que atuam na área da construção civil no IFCE campus Juazeiro do Norte. Entre os principais resultados da pesquisa foram observados o aumento do interesse dos estudantes em conhecer sobre as atribuições que a habilitação profissional poderá lhes oferecer, ampliação do comportamento exploratório em relação às oportunidades que o curso poderá proporcionar em relação à empregabilidade e a verticalização da formação, bem como em relação ao autoconhecimento, onde os participantes puderam refletir sobre suas habilidades e os conhecimentos que desenvolveram em relação a essa área de formação. Mesmo aqueles que não desejam continuar a estudar ou trabalhar na área construção civil, tiveram nesta atividade um momento para reflexão e amadurecimento sobre suas inclinações profissionais, reunindo mais elementos para as tomadas de decisões futuras. A avaliação de percepção dos estudantes sobre a intervenção indicou que o processo de orientação profissional com gamificação foi útil para que eles pudessem compreender de forma mais dinâmica como se dá a atuação do profissional Técnico em Edificações, seus desafios e oportunidades de trabalho, provocando também a reflexão sobre o significado que a formação tem para cada um deles. Assim, concluímos que os resultados corroboram com a hipótese de que a utilização da gamificação é útil e viável em processos de orientação profissional, tornando-a mais dinâmica e proporcionando a experimentação de papéis profissionais com engajamento e emoção, facilitando o processo de reflexão, amadurecimento e desenvolvimento da identidade profissional entre os estudantes da EPT, por proporcionar a imersão em situações semelhantes à dinâmica real das profissões.pt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integrado – Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleA orientação profissional vivenciada a partir da gamificaçãopt_BR
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