Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/626
Título: Currículo integrado no Instituto Federal do Piauí: proposta de trabalho interdisciplinar
Autor(es): Bezerra, Plinia de Carvalho
Palavras-chave: Ensino médio integrado
Interdisciplinaridade
Dualidade Educacional
Planejamento coletivo
Data do documento: 2020
Citação: BEZERRA, P. C. Currículo integrado no Instituto Federal do Piauí: proposta de trabalho interdisciplinar. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 92f., 2020.
Resumo: O Ensino Médio Integrado ao ensino técnico tem como pressuposto a interação entre os conteúdos escolares com o fim de possibilitar aos estudantes a construção do conhecimento de maneira geral, porém ainda existe uma nítida separação entre as disciplinas da base técnica e as da base comum. A interdisciplinaridade constitui o diálogo entre as diversas disciplinas do currículo, por isso, apresenta-se como uma possibilidade de superação da dualidade educacional. Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de compreender a interdisciplinaridade no trabalho com o currículo integrado no âmbito do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Objetivou investigar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, como ocorre o trabalho docente com o Ensino Médio Integrado no IFPI - Campus Oeiras. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação. Como técnica de coleta de dados foram analisados os documentos institucionais e aplicados questionários aos professores. Também foi proposto o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, que foi aceito e realizado por um grupo de professores do 1º ano do curso de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Por fim, a partir dos estudos realizados, foi elaborado, como produto educacional, um guia didático contendo orientações para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares no âmbito do ensino integrado. As análises evidenciaram que os conteúdos das disciplinas do currículo integrado apresentam ligação entre eles e se complementam. Os professores apresentam dificuldade em trabalhar o currículo de maneira interdisciplinar, mesmo compreendendo a importância do ensino interdisciplinar para a formação integral do aluno. Nesse sentido, mesmo com algumas resistências para o diálogo interdisciplinar, verifica-se a abertura dos docentes para a execução de novas metodologias de ensino com vistas à integração do currículo. Conclui-se que a interdisciplinaridade apresenta-se como uma possibilidade para a efetivação do ensino integrado por favorecer o diálogo entre os docentes, conteúdos e disciplinas e por proporcionar um ensino voltado para a formação geral e para a construção da autonomia do aluno.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/626
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CURRÍCULO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.