Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/630
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dc.contributor.authorMartins, João Paulo Lira-
dc.date.accessioned2021-01-30T16:41:18Z-
dc.date.available2021-01-30T16:41:18Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMARTINS, J. P. L. Política de assistência estudantil no ensino médio integrado: análise sob a ótica dos alunos dos curso de agropecuária do IFPI – Campus Oeiras. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 167f., 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/630-
dc.description.abstractAs Políticas de Assistência Estudantil que vigoram desde a promulgação do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, tem como finalidade cobrir custos importantíssimos para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, possibilitando ao educando o acesso a benefícios como: moradia, transporte, alimentação, algumas despesas com materiais e outras despesas eventuais, tendo como perspectiva a inclusão social, formação ampliada, melhoria do desempenho acadêmico e, consequentemente, da qualidade de vida. Os Institutos Federais ofertam as mais variadas modalidades de ensino, passando pela graduação, pós-graduação, ensino médio integrado e ensino técnico, no entanto, é no ensino médio integrado que esta política apresenta impacto significativo, visto que a maioria de seus beneficiários são alunos em idade escolar que demandam uma permanência maior dentro da instituição. Dentro desse contexto, este estudo tem como objetivo analisar como os alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto de Educação do Piauí – Campus Oeiras – percebem a importância da bolsa de assistência estudantil dentro do seu percurso acadêmico. Trata-se de uma pesquisa explicativa e descritiva, com utilização de fontes bibliográficas e de natureza quanti-qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário com perguntas abertas e fechadas direcionado aos alunos (independentemente de receber ou não o benefício) do 3º ano do curso de Agropecuária. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de Bardin. Por fim, a partir dos estudos realizados, foi elaborado, como produto educacional, um guia lúdico-didático contendo informações sobre a importância da assistência estudantil no seu percurso acadêmico. As análises feitas evidenciaram uma dificuldade por parte dos alunos de compreenderem o programa de assistência estudantil como um todo, limitando-se a afirmar que é apenas um repasse financeiro mensal. Concluimos que, por mais que os alunos tenham dificuldades em interpretar toda política de assistência estudantil, eles entendem que é uma forma de democratizar e garantir educação a todos.pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectEnsino médio integrado - Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titlePolítica de assistência estudantil no ensino médio integrado: análise sob a ótica dos alunos dos curso de agropecuária do IFPI – Campus Oeiraspt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

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