Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/633
Title: O impacto do uso de dispositivos eletrônicos na capacidade atencional: uma análise no processo de ensino-aprendizagem
Authors: Carvalho, Silvia Meirilany Pereira de
Keywords: TDIC
Atenção concentrada
Educação Profissional – Ensino médio integrado
Issue Date: 2020
Citation: CARVALHO, S. M. P. O impacto do uso de dispositivos eletrônicos na capacidade atencional: uma análise no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 81f., 2020.
Abstract: A atenção concentrada é considerada uma função psicológica importante para a aprendizagem. Com base nisso, o presente trabalho objetivou realizar análise do impacto do uso de TDIC na atenção dos estudantes e no rendimento escolar. E como objetivos específicos: identificar a percepção dos alunos acerca do uso das TDIC no âmbito escolar e se afeta o funcionamento atencional em sala de aula e na aprendizagem; identificar o tempo médio de utilização das TDIC pelos estudantes e quais os espaços em que são utilizadas; identificar o tempo médio dedicado à prática de estudo e se há a utilização simultânea de dispositivos eletrônicos; identificar se a utilização de dispositivos eletrônicos por longas horas durante o dia gera diminuição da atenção concentrada; verificar se estudantes com atenção concentrada abaixo da média (inferior e médio inferior) tem coeficiente de rendimento escolar baixo; identificar se a utilização de dispositivos eletrônicos por longas horas gera queda no coeficiente de rendimento escolar dos estudantes; produzir uma cartilha expondo o método utilizado nesta pesquisa. Optou-se pela pesquisa de natureza quantitativa, com a participação de 63 alunos de educação profissional e tecnológica com idade mínima de 16 anos. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Salgueiro. A coleta de dados se deu mediante a aplicação do teste de Atenção Concentrada AC15, aplicação de questionário (constituído de perguntas fechadas) para identificação de comportamentos quanto ao uso de TDIC e obtenção do coeficiente de rendimento escolar (CRE) dos alunos correspondentes ao último trimestre de 2019. Os dados foram analisados através do método quantitativo no qual realizou-se análise do uso de dispositivos eletrônicos, o processo atencional e o rendimento acadêmico. Assim, fez-se o cruzamento dos dados coletados (resultado do teste psicológico e questionário) com o desempenho dos alunos (CRE). Os resultados evidenciaram que a maioria do público testado apresenta atenção média e comum à maior parte das pessoas, sendo considerada satisfatória. Constatou-se diferença no nível da atenção em função das variáveis idade, escolaridade e gênero. Os resultados também permitiram a confirmação das seguintes hipóteses: 1) A utilização de dispositivos eletrônicos por longas horas durante o dia gera diminuição da atenção concentrada. 2) Estudantes com atenção concentrada abaixo da média podem ter rendimento acadêmico baixo. A hipótese de que a utilização de dispositivos eletrônicos por longas horas gera queda no rendimento escolar dos estudantes não foi confirmada. Assim, verifica-se que as horas de utilização de TDIC não interferiu no rendimento acadêmico dos participantes desta pesquisa. Constatou-se ainda dificuldade de controle quanto ao uso de TDIC e comportamentos que podem gerar riscos à saúde física e mental dos jovens participantes.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/633
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O IMPACTO DO USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NA CAPACIDADE.pdf893,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.