Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/642
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dc.contributor.authorSousa, Elka Maria Barros de-
dc.date.accessioned2021-11-18T13:21:15Z-
dc.date.available2021-11-18T13:21:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUSA, E.M.B. Sucesso escolar na educação profissional e tecnológica: impacto das ações pessoais, familiares e institucionais. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/642-
dc.description.abstractA temática do Sucesso Escolar não é um campo de estudo novo, remonta aos anos de 1960 e 1970, mas a perspectiva adotada neste trabalho é mais recente, uma vez que se aproxima das abordagens que tratam de trajetórias improváveis ou atípicas dos sujeitos pertencentes às classes populares. Assim, ao abordar o sucesso escolar numa relação com a Educação Profissional e Tecnológica e com os alunos provenientes do meio rural, esta proposta insere-se numa perspectiva mais atual. Desse modo, pensando em estudar essa temática, delineou-se, como objetivo geral,analisar os fatores que explicam o sucesso escolar de alunos oriundos do meio rural, concluintes do Ensino Médio Integrado no IFPI – Campus São João do Piauí. Para tal, a pesquisa contemplou os seguintes objetivos específicos: investigar as concepções de sucesso escolar por parte dos discentes, famílias, docentes e diretores do IFPI – Campus São João do Piauí; identificar as variáveis relacionadas aos fatores socioeconômicos, educacionais e hábitos comportamentais que favoreceram o êxito acadêmico desses estudantes; compreender como os familiares e a instituição de ensino contribuem/contribuíram para os percursos de sucesso escolar desses jovens; e apresentar, através de umacartilha, as trajetórias formativas de sucesso escolar dos jovens provenientes do meio rural, destacando as percepções dos discentes, famílias e escola sobre o fenômeno em estudo, bem como as ações pessoais, institucionais e familiares que contribuíram para a permanência e êxito acadêmicos.Este estudofoi desenvolvido a partir de três etapas: análise bibliográfica,análise documentale pesquisa de campo. Quanto à natureza, a pesquisa se constituiupor uma abordagem quanti-qualitativa. No que tange à metodologia utilizada, optou-se por realizar um estudo de caso, do tipo pesquisa descritivo-explicativa e exploratória, de acordo com Gil (2008). O processo de coleta de dados consistiu na aplicação de questionário eletrônico e entrevista semiestruturada. No que se refere ao tratamento dos dados, o material discursivo das entrevistas foi submetido à análise de conteúdo, buscando aproximação com a perspectiva de Bardin (2016); já os dados do questionário eletrônico foram tabulados com o auxílio do Google Formse submetidos à análise estatística descritiva, em consonância com a abordagem de Costa (2015). Os resultados da investigação permitem constatar que as trajetórias formativas dos estudantes rurais se constituem mediante muitos desafios e dificuldades, no entanto, quando os discentes protagonizam suas histórias, superando as adversidades e enfrentando com determinação, foco e resistência os obstáculos, juntamente com as contribuições de uma rede de apoio, como a família e a escola, conseguem conquistar seus objetivos acadêmicos.pt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectAlunos - Meio Ruralpt_BR
dc.subjectAluno - Família - Escolapt_BR
dc.subjectTrajetórias Acadêmicaspt_BR
dc.titleSucesso escolar na educação profissional e tecnológica: impacto das ações pessoais, familiares e institucionais.pt_BR
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