Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Marcelo George Nogueira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T13:28:34Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T13:28:34Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, M.G.N. Professores não licenciados e os desafios no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/643 | - |
dc.description.abstract | A prática pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) exige além do domínio dos conhecimentos técnicos de cada disciplina, saberes relativos à dinâmica laboral da própria docência, o que pode ser um desafio para professores não licenciados, em especial no Ensino Médio Integrado (EMI). Esses profissionais, muitas vezes, possuem formação em cursos de bacharelado e pouca ou nenhuma experiência de magistério, não dispondo assim das habilidades necessárias a essa modalidade de ensino. O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo de ensino de professores não licenciados nas turmas dos cursos técnicos de Nível Médio Integrado em Logística e em Edificações ofertadas no Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE com vistas a proposições de soluções pedagógicas às fragilidades identificadas no referido processo. Foram aplicados questionários semiestruturados on-line a catorze docentes, visando investigar como se dá o seu processo de ensino, quais suas dificuldades na condução das suas aulas e quais são as suas demandas formativas e também a dois membros da equipe técnico-pedagógica, a fim de obter sugestões e proposições de ações formativas voltadas para os professores investigados. Após a coleta, essas informações foram analisadas, organizadas e serviram de base para a elaboração de uma formação pedagógica, a qual foi avaliada pelos participantes da pesquisa, por meio de questionários semiestruturados on-line e de entrevistas on-line. Nessa formação, como produto educacional, foram propostos um guia didático para professores não licenciados e quatro vídeos, ambos contendo praticamente o mesmo conteúdo, orientações para a reflexão e o aprimoramento de sua práxis pedagógica e indicações de estratégias de metodologias ativas e de ferramentas digitais que podem ser aplicadas, adaptadas e incorporadas à dinâmica operacional da prática educativa diária. Nesses materiais foram apontadas quatro estratégias de metodologias ativas de ensino, três ferramentas digitais e sete roteiros didáticos direcionados para algumas disciplinas técnicas do 1º ano do EMI em Logística e do 1º EMI em Edificações. Foram explorados, de forma contextualizada, temas como interdisciplinaridade, currículo integrado, avaliação da aprendizagem, processo de ensino e aprendizagem, formação integral e outros aspectos do EMI à EPT. Os resultados coletados na avaliação do produto educacional evidenciaram que, em relação ao conteúdo da formação, os participantes demonstraram satisfação quanto a sua capacidade de promoção de uma reflexão crítica da prática educativa, ao nível de aplicabilidade de suas informações e ao grau de utilidade das estratégias criativas de ensino. | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Professores não licenciados e os desafios no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROFESSORES NÃO LICENCIADOS E OS DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.