Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/647
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrada, Jesaías Jorge de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T17:49:48Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T17:49:48Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADA, J.J. Impacto do auxílio estudantil na permanência e êxito de discentes no ensino médio integrado do IFSERTÃOPE - Campus Ouricuri. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/647 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre o impacto dos auxílios estudantis alimentação, transporte e creche na permanência e êxito de discentes nos cursos do ensino médio integrado em Agropecuária, Edificações e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – campus Ouricuri, sendo de fundamental importância para a redução dos efeitos da desigualdade,assim como para a inclusão social dos cidadãos, atuando no âmbito da justiça e da equidade social. A princípio, foram realizadas a revisão bibliográfica dos autores que estudam este tema e a pesquisa documental que tratam da Política e dos Programas de Assistência Estudantil desta instituição. Neste contexto, considerando que o auxílio estudantil tem o fito de dar apoio financeiro aos discentes em situação de vulnerabilidade social, esta investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem quantitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados informações da Secretaria de Controle Acadêmico a partir do Sistema de Apoio à Gestão Educacional(SAGE), do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e principalmente através da aplicação de questionários, com questões fechadas e mistas, junto aos alunos do ensino médio integrado do campus Ouricuri beneficiados pelos auxílios estudantis. Os resultados da pesquisa indicam que o auxílio estudantil tem contribuído para a permanência dos discentes na instituição, existindo uma relação entre o recebimento do auxílio e o rendimento acadêmico. No entanto, esta pesquisa revelou que somente o repasse financeiro dos auxílios estudantis não é sinônimo de garantia de permanência e de êxito escolar dos estudantes, havendo outros motivos para além do fator socioeconônimo que dificultam a permanência e êxitos destes sujeitos sociais. Portanto, a pesquisa revela que é necessário além da ajuda financeira proporcionada pelos auxílios estudantis, que sejam implantadas ações inovadoras por parte da instituição como estratégia para minimizar a evasão e a retenção escolares, inclusive pela articulação entre a família, a comunidade e a escola. | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Auxílio estudantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Impacto do auxílio estudantil na permanência e êxito de discentes no ensino médio integrado do IFSERTÃOPE - Campus Ouricuri. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IMPACTO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DE DISCENTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSERTÃOPE – CAMPUS OURICURI.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.