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Título: Liderança, motivação e tecnologia da informação no ambiente organizacional: um estudo de caso no setor administrativo da empresa agroindustrial Ernesto LTDA
Autor(es): Silva, Raquel de Carvalho
Palavras-chave: Motivação
Liderança
Ferramentas de TI
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, R. C. Liderança, motivação e tecnologia da informação no ambiente organizacional: um estudo de caso no setor administrativo da empresa agroindustrial Ernesto LTDA. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 54f., 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda dois temas específicos do Comportamento Organizacional, sendo eles: motivação e liderança, buscando relacionar o primeiro tema com as ferramentas de tecnologia da informação. Tendo em vista a importância destes três temas dentro de uma organização, foi realizada uma pesquisa no setor administrativo da empresa Agroindustrial Ernesto Ltda, com objetivo de analisar como se dá a liderança, motivação e a relação com a T.I neste ambiente. Desta forma, levou-se em consideração que a mesma emprega muitas pessoas e precisa de uma liderança eficaz e eficiente que aplique fatores motivacionais aos seus colaboradores. Para a construção do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para tratar de alguns conceitos e das teorias sobre liderança; Conceitos e as principais teorias motivacionais, bem como, conceitos de tecnologia da informação e as principais ferramentas utilizadas. Além disso, foi realizado um estudo de caso, por meio de um questionário fechado aplicado aos funcionários e uma entrevista estruturada realizada com o gestor do setor pesquisado. Por fim, apresenta-se a análise dos resultados, onde foi identificado que o estilo predominante no setor administrativo da empresa pesquisada é o autocrático, conforme identificado pelos funcionários, mas o líder pode assumir tanto o estilo democrático como o liberal dependendo da situação. Em relação aos fatores motivacionais de maior importância para os colaboradores identificou-se a estima, autorrealização, salário e benefícios sociais, condições de trabalho e o reconhecimento profissional. Mas, a pesquisa mostra que os funcionários, em sua grande maioria, não se sentem motivados nestes aspectos citados anteriormente. Entretanto, as ferramentas de tecnologia da informação adicionadas nas funções dos colaboradores, contribuem na motivação dos mesmos. Por fim, o relacionamento interpessoal do líder com os seus colaboradores é muito bom, pois existe uma relação de respeito.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/652
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

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