Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/656
Título: Um estudo quantitativo e comparativo das médias da disciplina inglês instrumental associada às disciplinas de programação no curso gestão da tecnologia da informação no IF Sertão Campus Floresta
Autor(es): Nascimento, Gabriela Karine de Menezes
Palavras-chave: Inglês instrumental
Programação
Ensino
Data do documento: 2021
Citação: NASCIMENTO, G. K. M. Um estudo quantitativo e comparativo das médias da disciplina inglês instrumental associada às disciplinas de programação no curso gestão da tecnologia da informação no IF Sertão Campus Floresta. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 34f., 2021.
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar se existe correlação entre a disciplina de inglês instrumental e as disciplinas de programação, com base no desempenho dos alunos do curso Gestão da Tecnologia da Informação, no IF Sertão PE Campus Floresta, dos últimos 5 anos. Partindo do ponto, da boa e má performance das médias finais de alunos matriculados nas disciplinas Inglês Instrumental (língua inglesa para fins específicos / inglês comercial) e disciplinas de Programação. A análise foi feita através das médias dos alunos do sistema SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), quando analisadas apenas as médias, não foram encontradas evidências de alunos com ótimo desempenho em inglês consequentemente teriam desempenho similar nas disciplinas de programação. Durante a pesquisa, outras variáveis surgiram como fatores que podem influenciar no desempenho, como as habilidades que as disciplinas de programação requerem. A pesquisa, mostra que a grade do curso possui as disciplinas de programação, a maioria como base a linguagem em inglês, atentando para a uma possível segunda disciplina de inglês instrumental voltada para negócios, e outra para fins específicos de programação, além disso, o mercado exige que o profissional de Gestão em TI esteja qualificado e possua conhecimentos e habilidades na área.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/656
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Karine De Menezes Nascimento TCC (1).pdf667,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.