Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/674
Título: Estudo e desenvolvimento de um protótipo de dispositivo Iot de longo alcance para aplicações agrícolas
Autor(es): Cavalcanti, Alexandre José Ferreira Neves
Palavras-chave: rede de computadores
rede de sensores sem fio
Agricultura de Precisão
Data do documento: 2021
Citação: Cavalcanti, Alexandre José Ferreira Neves. Estudo e desenvolvimento de um protótipo de dispositivo Iot de longo alcance para aplicações agrícolas. 2021. 62f. Monografia (Licenciatura em Computação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2021.
Resumo: Nas últimas décadas a população mundial cresceu significativamente, por consequência a produção mundial de alimentos aumentou consideravelmente. O aumento das áreas de plantio, da produtividade e os alimentos transgênicos estão na pauta dos principais atores do cenário agrícola, como os produtores agrícolas e os governos federal, estadual e municipal das várias regiões produtoras do país. Sob o ponto de vista da produtividade várias técnicas podem ser aplicadas, como o consumo racional de água na irrigação, o uso adequado da hidrofertilização e a aplicação ambientalmente correta de defensivos agrícolas. Uma das tecnologias que podem atender a tais requisitos é a Agricultura de Precisão (AP), um conjunto de técnicas de sensoriamento e controle utilizadas para maximizar a produção e minimizar as perdas de insumos, utilizando tecnologia da informação e de telecomunicações. Aliada a AP as tecnologias relacionadas à Internet das Coisas (IoT) proporciona a infraestrutura de comunicação necessária para transmissão massiva de dados coletados no campo. Considerando estas premissas, este trabalho apresenta a construção de um protótipo de dispositivo de coleta de dados de parâmetros agrícolas. Além disto, avaliam-se alguns parâmetros de desempenho da tecnologia para o artefato de comunicação. A tecnologia Long Range (LoRa) foi escolhida como o meio de comunicação pelas suas características de longo alcance, baixo consumo de energia e baixo custo. O estudo partiu da coleta de dados do nível de potência do sinal recebido (RSSI), da relação sinal ruído (SNR) e de perdas de pacotes, que se relacionam com a qualidade do serviço (QoS). As medidas destes parâmetros foram realizadas entre o ponto fixo de referência da estação base (GW) transmissor e aos vários pontos receptores escolhidos. Estes dados foram analisados através de ferramentas de regressão, como a otimização dos parâmetros das curvas dos modelos de propagação Logdistância e Weissberger usando o método de Levenberg-Marquardt. Os resultados obtidos mostraram ser possível utilizar o protótipo em rede de sensores sem fio (RSSF) de longo alcance, de baixo consumo e de baixo custo na AP das culturas do Vale do São Francisco.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/674
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE DISPOSITIVO.pdf5,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.