Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/683
Título: Avaliação da emergência e do desenvolvimento inicial de plântulas de melão em diferentes substratos
Autor(es): Xavier, Clédison Silva
Palavras-chave: Cucumis melo L
serragem
fibra de coco
esterco curtido
formação de torrão
Data do documento: 2021
Citação: XAVIER, C. S. Avaliação da emergência e do desenvolvimento inicial de plântulas de melão em diferentes substratos. TCC (Graduação) - Bacharelado em Agronomia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, 2021.
Resumo: O melão é uma cultura amplamente explorada mundialmente, sendo que sua implantação acontece com a semeadura direta ou a produção de mudas. Em relação a produção de mudas pode ser feita com sementes de polinização aberta ou híbridos. Na produção de mudas é necessária a utilização de bandejas adequadas e a utilização de substratos para fornecer nutrientes, água e oxigênio para as plantas. Diante disso, o objetivo foi avaliar o desempenho de diferentes substratos na emergência e desenvolvimento inicial das plântulas do meloeiro. Foram utilizadas sementes de melão amarelo da marca comercial Feltrin Sementes, semeadas em bandejas multicelulares de 128 células, utilizando uma semente por célula. As bandejas foram preenchidas com quatro substratos: substrato comercial Turfa® fértil, fibra de coco, serragem e esterco, sendo que cada um ocupou 32 células da bandeja. Os dados foram coletados 16 dias após a semeadura e quando as mudas apresentaram pelo menos uma folha definitiva. As variáveis analisadas foram: porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência (IVE), tempo médio de emergência (TME), formação de torrão (FT), diâmetro do coleto (DC), comprimento de raiz (CR), altura de plântula (AP), massa fresca parte aérea (MFPA) e da raiz (MFR), massa seca parte aérea (MSPA) e de raiz (MSR). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos (substrato comercial Turfa® fértil, fibra de coco, serragem e esterco curtido) e cinco repetições, totalizando 20 parcelas experimentais com unidade amostral de 30 sementes. Os dados foram analisados por meio da ANOVA e teste Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SISVAR. Em relação aos resultados, os tratamentos que usaram serragem e esterco mostraram resultados inferiores aos demais, assim fazendo com que as mudas não apresentassem características ideias para produção de mudas, como formação de torrão, índice de velocidade de emergência, tempo médio de emergência. Para IVE, TME e Emergência as plântulas emergidas no esterco tiveram menor velocidade de emergência e consequentemente o maior TME, além disso menor percentagem de emergência. Por outro lado, nos outros substratos as plântulas emergiram mais rapidamente e tiveram emergência acima de 80%. Para o diâmetro do coleto, o substrato comercial propiciou plantas com maior diâmetro do coleto, seguido pelo esterco e fibra de coco. Em relação à altura de plântula, crescimento de raiz, MFPA, MSPA, MFR e MSR o substrato comercial e a fibra de coco favoreceram melhor desenvolvimento das plântulas. Deste modo, os melhores substratos para produção de mudas de melão amarelo foram o substrato comercial Turfa® fértil e a fibra de coco.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/683
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AVALIAÇÃO DA EMERGÊNCIA E DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE MELÃO EM DIFERENTES SUBSTRATOS.pdf976,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.