Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto Neto, Antonio Ferrão Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T22:49:02Z | - |
dc.date.available | 2021-12-21T22:49:02Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PINTO NETO, A. F. P. Desing thinking na prática pedagógica: um guia didático para a educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/686 | - |
dc.description.abstract | A sociedade contemporânea em que vivemos neste século XXI, marcada pela globalização, competitividade, complexidade e mutabilidade nas relações sociais e econômicas, tem exigido cada vez mais das pessoas múltiplas competências que as capacitem a apresentar soluções criativas e inovadoras. Muito organismos internacionais têm revelado em seus relatórios a necessidade de profissionais com formação que privilegiem também as chamas competências transversais – soft skills / 21st century skills, – as quais têm se tornado imprescindíveis diante dos desafios do mundo do trabalho na era do conhecimento. Em meio a este cenário, o modelo pedagógico tradicional, de memorização, repetição e pouca interação, pouco acrescenta ao ensino por estarem, muitas vezes, descontextualizados da realidade e alheios às necessidades reais de aprendizagem, ocasionando, consequentemente, desmotivação dos estudantes. É preciso ressignificar as práticas pedagógicas, seja para o ensino presencial ou remoto, buscando a superação da fragmentação disciplinar e incentivando o protagonismo do estudante para que se sintam mais autônomos diante desses desafios. Portanto, questiona-se sobre as metodologias comumente utilizadas em sala de aula e se os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mobilizam competências transversais no processo de ensinoaprendizagem? A adoção do design thinking pode orientar práticas pedagógicas na EPT favorecendo a motivação e a mobilização de competências dos alunos. Nesta perspectiva, a pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do design thinking como ferramenta mediadora na adoção de guias didáticos para orientar práticas pedagógicas na EPT, visando a qualidade da motivação intrínseca e a mobilização de competências dos estudantes. O estudo se constituiu de uma pesquisa exploratória e descritiva, delineado como pesquisa-ação e com método de análise de dados misto (quantitativo e qualitativo). O percurso metodológico, visando o desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) no formato de guia didático, foi dividido em 4 etapas: planejamento; intervenção; análise; e evolução. Um estudo empírico foi conduzido por meio de uma intervenção (oficina) realizada remotamente com estudantes de um curso Técnico em Informática do Ensino Médio Integrado. A intervenção forneceu elementos teóricos e metodológicos para a prototipação do PE através de uma prática ensino. Os seguintes instrumentos de coleta foram utilizados: questionário inicial (survey), para identificação do perfil dos estudantes e estilos de aprendizagem; questionário pós-intervenção, para avaliação da motivação intrínseca e autopercepção de competências transversais; e entrevista semiestruturada, utilizando a técnica de grupo focal. Os resultados mostraram que o design thinking norteou a condução de uma prática pedagógica e contribuiu para a melhoria da qualidade da motivação dos estudantes criando condições para a mobilização de competências no processo de aprendizagem por meio da autopercepção dos participantes. O PE originado desta pesquisa se propõe a aplicar o design thinking como guia didático integrado a uma estrutura composta por elementos dos estilos de aprendizagem, estratégias motivacionais e Taxonomia de Bloom. Esta dissertação está situada na área de concentração “Processos e Produtos para o Ensino Tecnológico”, pertencendo à linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. | pt_BR |
dc.subject | Design Thinking | pt_BR |
dc.subject | Guia Didático | pt_BR |
dc.subject | Estilos de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Motivação Intrínseca | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.title | Desing thinking na prática pedagógica: um guia didático para a educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESIGN THINKING NA PRÁTICA PEDAGÓGICA - UM GUIA DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.pdf | 8,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.