Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/689
Título: Produção de alfafa sob déficit hídrico e aplicação de ácido salicílico no submédio vale do São Francisco
Autor(es): Morais, Janeilson Rodrigues de
Palavras-chave: Irrigação
Alfafa
Vale do São Francisco
Data do documento: 2021
Citação: MORAIS, Janeilson Rodrigues de. Produção de alfafa sob déficit hídrico e aplicação de ácido salicílico no submédio vale do São Francisco. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 22 f., 2021.
Resumo: Diante do atual cenário econômico mundial e da crise hídrica, a melhoria da forma de cultivo irrigado torna-se ferramenta fundamental para sua sustentabilidade. Assim, a procura pelos melhores sistemas, manejo da irrigação, uso de biorreguladores associado a outras práticas tecnológicas devem ser os principais focos das pesquisas para produção de forragens no semiárido brasileiro. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a produção da alfafa sob déficit hídrico e aplicação do ácido salicílico na região do Submédio Vale do São Francisco. O experimento foi realizado em viveiro com delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 4, sendo duas concentrações do biorregulador ácido salicílico (0 e 50 mg L-1 ) e quatro lâminas de irrigação (25; 50; 75; e 100% da capacidade de vaso) com 5 repetições. As variáveis analisadas foram: clorofila a, b e total, massa fresca e seca da parte aérea e da raiz, altura de planta, comprimento de raiz, diâmetro do caule e número de folhas. Os dados foram submetidos à análise de variância, as concentrações do biorregulador comparadas pelo teste de médias de Tukey e as lâminas de irrigação submetidas a regressão a 5% de probabilidade efetuadas no programa estatístico Sisvar. A aplicação de ácido salicílico em plantas de alfafa Crioula incrementa a massa fresca de raiz, altura de plantas e diminui o índice de clorofila b. O uso do ácido salicílico em conjunto com as lâminas de irrigação de 25% e 50% da capacidade de vaso promovem acréscimos na massa seca da raiz e massa fresca da parte aérea. O diâmetro do caule diminui, o comprimento da raiz e a massa seca da parte aérea aumentam com o uso da lâmina de irrigação de 25% da capacidade de vaso associada ao uso de ácido salicílico.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/689
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.