Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/692
Título: Reuso de água no contexto da agricultura familiar do semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Queiroz, Maria Therezza Freitas Coelho
Palavras-chave: Água - reutilização
Escassez hídrica
Agricultura familiar
Data do documento: 2021
Citação: QUEIROZ, Maria Therezza Freitas Coelho. Reuso de água no contexto da agricultura familiar do semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 19 f., 2021.
Resumo: A água é um recurso natural muito valioso e essencial para a sobrevivência dos seres vivos e infelizmente o uso inadequado e desperdício é algo que ocorre frequentemente. A reutilização da água é uma alternativa sustentável para suprir parte do desperdício e a questão da escassez hídrica, podendo ser utilizada para fins agrícola. O Sistema Bioágua familiar e o Sistema desenvolvido pelo INSA e PATAC, consistem em uma tecnologia social desenvolvida e disponibilizada para fins de reuso de efluentes domésticos. Objetivou-se com esse trabalho realizar uma revisão bibliográfica sobre o reuso de água na agricultura da região Semiárida Brasileira nos últimos 10 anos. Foi utilizada a pesquisa exploratória com caráter bibliográfico a qual se baseia no levantamento de dados publicados por diversos autores e instituições. Para fundamentar o estudo buscou-se embasamento teórico em artigos científicos, periódicos, teses e monografias, provenientes das bases de dados Google Acadêmico, Portal Periódico CAPES e Scientific Electronic Library Online (Scielo). A pesquisa atestou que a prática de reuso de água gera benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, como a redução de gastos com adubação mineral nas culturas, aumento da diversidade de cultivo e qualidade alimentar.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/692
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REUSO DE ÁGUA NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.pdf683,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.