Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/695
Título: As plantas da caatinga e seu potencial na ação sobre vermes em caprinos
Autor(es): Guimarães, Vera Lucia Oliveira de Melo
Palavras-chave: Plantas da caatinga
Anti-helmínticos
Caprinocultura
Data do documento: 2021
Citação: GUIMARÃES, Vera Lucia Oliveira de Melo. As plantas da caatinga e seu potencial na ação sobre vermes em caprinos. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 20 f., 2021.
Resumo: A caprinocultura possui grande relevância no contexto socioeconômico brasileiro, que através da produção de carne e de leite, exerce como alimento e fonte de renda para pequenos e médios produtores no país. Na região Nordeste, a produção equivale a 94,5% do rebanho nacional. No entanto, problemas com doenças causadas por vermes em caprinos tem limitado a produção, trazendo perdas econômicas. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é fazer um levantamento das plantas da caatinga com potencial medicinal como métodos alternativos aos produtos sintéticos convencionais na ação contra verminoses em caprinos. A pesquisa foi construída com bases em informações consultadas em um conjunto de referências bibliográficas para dar suporte a pauta apresentada e fundamentar de forma consolidada os desafios abordados. Nesse contexto, as doenças gastrointestinais causadas por helmínticos levam sintomas como redução de apetite, consequentemente isso gera a perda de peso e causa baixo crescimento dos animais, afeta na produção leiteira, e leva até a mortalidade dos caprinos quando não havendo tratamento adequado. O parasito Haemonchus contortus fica presente no abomaso do caprino, é a principal espécie mais frequente na região semiárida do Nordeste, causa irritações e quadros graves de anemia. O principal método de controle é através de medicações químicas como abamectinas, doramectinas e ivermectinas, no entanto, o uso inadequado geral população resistentes de parasito, desta forma, métodos alternativos como o uso de plantas medicinais com poder anti-helmíntico vem como forma natural, eficiente e sustentável para o tratamento das doenças. Diante de alguns trabalhos abordados, os estudos mencionam algumas espécies da caatinga com esse potencial medicinal, e a Jurema-preta (Mimosa tenuiflora) se destacou em virtude da presença de taninos condensados em sua composição química, pois os taninos condensados têm ação no entrave do desenvolvimento larval e na reinfecção, reduzindo a viabilidade dos nematódeos em caprinos. Foi considerável também para avaliar a conservação da biodiversidade da caatinga, sobre a possibilidade dos riscos de extinção dessas espécies vegetais, devido ao desmatamento do bioma que é muito frequente ao passar dos anos, e a jurema-preta é uma espécie que é considerada ameaçada diante desse cenário. Visto isso, é imprescindível que os caprinocultores considerem práticas preventivas às doenças helmínticas para reduzir os índices do problema, bem como estar à disposição dos produtores o acesso à politicas públicas para melhor disposição de informações.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/695
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AS PLANTAS DA CAATINGA E SEU POTENCIAL NA AÇÃO SOBRE VERMES EM CAPRINOS.pdf217,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.