Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/698
Título: Cultivo de cana de açúcar fertirrigada com vinhaça: uma revisão de literatura
Autor(es): Araújo, Israel Sampaio de
Palavras-chave: Cana de açúcar
Fertirrigação
Vinhaça
Sustentabilidade
Data do documento: 2021
Citação: ARAÚJO, Israel Sampaio de. Cultivo de cana de açúcar fertirrigada com vinhaça: uma revisão de literatura. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 33 f., 2021.
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo e seus derivados. No processo de produção de etanol temos a geração de uma carga elevada de um resíduo conhecido como vinhaça. Esse resíduo pode gerar impactos ambientais severos, por isso têm despertado o interesse de diversos estudiosos sobre possíveis tratamentos e usos desse. Antigamente, a vinhaça era descartada em corpos hídricos gerando várias consequências ambientais; atualmente, a fertirrigação é uma alternativa adotada pela legislação vigente. A aplicação de fertilizantes garante maior produção e longevidade do canavial. A fertilidade do solo, a disponibilidade hídrica e variedades aptas, quando utilizados garantem aumentos na produção. A utilização da vinhaça através da fertirrigação, é uma prática bastante importante na agricultura, seu uso de forma racional possibilita a fertirrigação dos solos, e promove uma destinação adequada destes resíduos, evitando que sejam lançados nas águas superficiais, causando poluição destas, bem como, do lençol freático através da percolação. Inúmeras pesquisas têm sido desenvolvidas, em relação, a destinação correta desses resíduos, sendo observado, diversos benefícios. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo, realizar um levantamento da aplicação dos resíduos líquidos da produção sucroalcooleira (vinhaça), na cultura da cana de açúcar. O uso agrícola da vinhaça e os seus benefícios nas propriedades dos solos, são importantes do ponto de vista agronômico, econômico e social. O uso racional desse resíduo nas lavouras canavieiras se dá pelo aumento da produtividade, que ocorre com maior proporção em solos de baixa fertilidade e em regiões com baixa pluviosidade.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/698
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CULTIVO DE CANA DE AÇÚCAR FERTIRRIGADA COM VINHAÇA - UMA REVISÃO DE LITERATURA.pdf490,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.