Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/699
Título: Avaliação da emergência e do desenvolvimento inicial de plântulas de tomate em diferentes substratos
Autor(es): Gomes, Caio Leandro
Palavras-chave: Tomateiro
Substrato comercial
Avaliação
Data do documento: 2021
Citação: GOMES, Caio Leandro. Avaliação da emergência e do desenvolvimento inicial de plântulas de tomate em diferentes substratos. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 30 f., 2021.
Resumo: O tomateiro pertence à família Solanaceae de nome científico Solanum lycopersicon L., de origem nas Cordilheiras dos Andes, América do Sul. É um dos vegetais mais versáteis podendo ser consumido in natura ou processado e é rico em nutrientes. É a segunda hortaliça em volume de produção e consumo no mundo, juntamente com as batatas, que apresentam maiores registros, e destaca-se pela relevância social e importância econômica na geração de renda e mão de obra. O crescimento e desenvolvimento do tomateiro é influenciado por inúmeros fatores ambientais e antrópicos, dentre eles, o substrato como um dos componentes mais relevantes para produção de mudas de qualidade. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de diferentes substratos na emergência e no desenvolvimento inicial de plântulas de tomateiro. O trabalho foi conduzido no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia, localizado no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural. O experimento foi realizado em bandejas multicelulares de polietileno com 128 células, e foram testados substrato comercial Turfa® fértil, vermiculita, húmus de minhoca e esterco caprino. As variáveis analisadas foram Índice de Velocidade de Emergência (IVE), Tempo Médio de Emergência (TME), Porcentagem de Emergência, Formação de Torrão (FT), Diâmetro de Colo (DC), Altura de Plântulas (AP) e Comprimento de Raiz (CR), Massa Fresca da Parte Aérea (MFPA), Massa Seca da Parte Aérea (MSPA), Massa Fresca de Raiz (MFR) e Massa Seca de Raiz (MSR). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado (DIC), com quatro tratamentos (substrato comercial, vermiculita, húmus de minhoca e esterco caprino) e quatro repetições, totalizando 16 parcelas experimentais e a unidade experimental composta por 30 sementes. Os dados foram analisados por meio da ANOVA e teste Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SISVAR. O substrato comercial Turfa® fértil foi o mais adequado para a produção de mudas de tomate, por outro lado, o uso de vermiculita pode ser uma opção de substrato alternativo para produção de mudas dessa cultura. E o uso dos substratos húmus de minhoca e esterco caprino, de modo geral, apresentaram baixo desempenho nas variáveis analisadas, para o uso destes, faz-se necessário novos estudos fazendo mistura com outros substratos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/699
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.