Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/700
Título: Emergência e desenvolvimento de mudas de melancia sob diferentes substratos
Autor(es): Rodrigues, Edjane Gomes
Palavras-chave: Melancia
Mudas
Substratos
Data do documento: 2021
Citação: RODRIGUES, Edjane Gomes. Emergência e desenvolvimento de mudas de melancia sob diferentes substratos. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 32 f., 2021.
Resumo: A melancia (Citrullus lanatus Thunb.) é uma cucurbitácea originária da África, é uma planta herbácea de ciclo vegetativo anual, pois ocorre o crescimento, desenvolvimento e senescência no mesmo ciclo produtivo. Esta cultura pode ser propagada através de semeadura direta em covas ou sulcos, e por mudas produzidas em recipientes, as quais são transplantadas para o local definitivo. Assim, este trabalho objetivou avaliar a influência de diferentes substratos na produção de mudas de melancia. O experimento foi conduzido no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia, localizado no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural. O experimento foi conduzido em bandejas multicelulares de polietileno com 128 células, e foram testados diferentes substratos. As variáveis analisadas foram Índice de Velocidade de Emergência (IVE), Tempo Médio de Emergência (TME), porcentagem de emergência, Formação de Torrão (FT), Diâmetro do Caule (DC), Altura de Plântula (AP), Comprimento de Raiz (CR), Massa Fresca da Parte Aérea (MFPA), e da Raiz (MFR), Massa Seca da Parte Aérea (MSPA), e da Raiz (MSR). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos (substrato comercial, fibra de coco, serragem e esterco curtido) e quatro repetições, totalizando 16 parcelas experimentais e a unidade experimental composta por 30 sementes. Os dados foram analisados por meio da ANOVA e teste Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SISVAR. Observou-se que todas as variáveis apresentaram diferença estatística, com exceção de diâmetro de coleto (DC) e massa seca de raiz (MSR). Em todas as variáveis analisadas houve melhores médias para o substrato fibra de coco, com exceção da variável CR que foi obtido a maior média para o substrato comercial (Turfa® fértil). Para IVE, TME, e porcentagem de emergência, houve diferença estatística, sendo que apresentaram maior velocidade de emergência, consequentemente um menor tempo de emergência e uma elevada porcentagem de emergência para o substrato fibra de coco e o substrato comercial Nas variáveis analisadas não houve diferença estatística entre a fibra de coco e o substrato comercial. Com relação aos substratos serragem e esterco bovino não houve médias satisfatória em nenhuma das variáveis analisadas. Os substratos serragem e esterco curtido não são indicados para a produção de mudas de melancia, a fibra de coco e o substrato comercial foram os que apresentaram os melhores resultados nas variáveis analisadas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/700
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE MELANCIA SOB DIFERENTES SUBSTRATOS.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.