Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/701
Título: Correlação de cálcio em KCl e cálcio em solução do solo para videira (Vitis vinifera L.) no vale do São Francisco
Autor(es): Araujo, Jessika Vanessa Almeida
Palavras-chave: Fertilidade do solo
Nutrição de videira
Extrator de solução
Data do documento: 2021
Citação: ARAUJO, Jessika Vanessa Almeida. Correlação de cálcio em KCl e cálcio em solução do solo para videira (Vitis vinifera L.) no vale do São Francisco. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 17 f., 2021.
Resumo: A cada ano a viticultura do Vale do São Francisco vem tornando-se destaque na economia brasileira, fazendo parte de uma atividade altamente lucrativa, ganhando força na fruticultura nacional e internacional. apresenta um potencial lucrativo. o fornecimento de Ca para as plantas é dependente de um processo dinâmico no solo, mas as quantidades extraídas pelos métodos empregados podem não extrair todas as formas de Ca disponível no solo, sendo necessário avaliar outros métodos que usam soluções extratoras, que possa determinar uma medida aproximada da verdadeira disponibilidade de Ca no solo. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a correlação entre Ca em KCl no solo, e o Ca na solução do solo (extrator de cápsula porosa) com a produtividade. O experimento foi conduzido na Fazenda Fruticultura Arbusti, localizada no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho-N4, Petrolina-PE, em área de uva de mesa já implantada, com solo de textura média, na Região do Vale do Sub médio São Francisco. Os tratamentos foram resultantes do arranjo fatorial de quatro doses de adubação de cálcio: 22,78; 34,17; 45,56; 68,33 g.planta-¹ de Ca++ (50%, 75%, 100% e 150% da adubação de referência, respectivamente), com três profundidades de coletas: 0,0 – 15,0, 15,0 – 30,0 e de 30,0 – 45,0 cm, distribuídos em blocos casualizados, com três repetições. Utilizando como fonte de cálcio: O Agrosilício plus, Blanco, Nitroplus, Nitrato de Cálcio especial. Nas condições em que este trabalho foi realizado, concluiu-se que: A planta não responde a solução do solo e ao fator quantidade. O uso da análise de solução de solo como parâmetro para definição de adubação ainda necessita de mais estudos, a complexidade nas relações entre as diferentes propriedades físicas e químicas dos solos tem grande influências nos teores de Ca disponíveis.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/701
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.