Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/703
Título: Efeito do AtivaSi sobre a fisiologia, produção da planta e qualidade dos cachos de videira Arra 15® no vale do São Francisco
Autor(es): Luz, Ana Paula Ribeiro da
Palavras-chave: Adubação foliar
Estresse abiótico
Silício
Data do documento: 2021
Citação: LUZ, Ana Paula Ribeiro da. Efeito do AtivaSi sobre a fisiologia, produção da planta e qualidade dos cachos de videira Arra 15® no vale do São Francisco. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 25 f., 2021.
Resumo: A fruticultura tem ganhado cada vez mais espaço no Vale do São Francisco, sendo a viticultura uma das principais atividades, transformando a região em um importante polo nacional de fruticultura. Um dos grandes problemas encontrados para a produção de frutas de modo geral, são os estresses abióticos. Há muito tempo tem se estudado o papel do silício como mitigador destes efeitos, entre outras potencialidades. Atualmente, o silício é classificado como elemento benéfico por não atender a dois dos critérios de essencialidade, estabelecidos para que um elemento seja nutriente.Visando comprovar os efeitos do silício sobre a variedade Arra 15® e qual a melhor dosagem, instalou-se um experimento com uma fonte de silício, o AtivaSi, sob o delineamento experimental em blocos ao acaso, cinco tratamentos (doses de silício), e quatro repetições de vinte plantas por parcela. Os tratamentos foram: T1 - testemunha, T2- 250 g/ ha, T3 - 500 g/ha T4 - 750 g/ha e T5 - 1000 g/ ha. Os tratamentos com o AtivaSi, apresentaram resultados bem promissores. Houve incremento na produtividade, na massa fresca dos cachos e redução nas taxas de degrane em todos os tratamentos que usaram a fonte de silício. Além disso, houve redução considerável nos teores de enzimas antioxidantes (catalase, peroxidase e glutationatransferase), nas plantas que receberam tratamento, o que nos permitiu a observação do melhor comportamento fisiológico e produtivo das plantas expostas às diferentes dosagens do produto. Os resultados apresentados mostram uma tendência para que o produto seja utilizado, porém é necessário estudos complementares.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/703
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.