Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/705
Título: Efeito do silício sobre a fisiologia, produção da planta e qualidade dos cachos de videira Arra 15® no vale do São Francisco
Autor(es): Souza, Diogo Ronielson Marinho de
Palavras-chave: Videira
Fertilizante
Silício
Desempenho
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Diogo Ronielson Marinho de. Efeito do silício sobre a fisiologia, produção da planta e qualidade dos cachos de videira Arra 15® no vale do São Francisco. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 17 f., 2021.
Resumo: A videira Arra 15® e uma das variedades de uvas sem sementes mais produzidas na região. O uso de diferentes fontes de silicio para aplicação foliar, promete entregar ao produtor de uvas, melhoria no desempenho fisiológico, produtivo e qualitativo das videiras. O silício fortalece e torna mais rígida a parede celular, aumentando a resistência das plantas ao ataque de pragas, doenças, acamamento, além de melhorar a interceptação de luz e diminuir a transpiração. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da aplicação de silicio a partir do produto comercial a base de terra de diatomacea, denominado AtivaSi, sobre a fisiologia, produção das plantas e qualidade dos cachos de videiras Arra 15®. O experimento se deu na Fazenda Galdino, localizada no Nucleo 9 (N-9) do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. O experimento foi realizado de maio a agosto de 2021, em um parreiral da cultivar Arra 15®, sobre o porta-enxerto Paulsen 1103, em sistema de latada, com espaçamento 3,5 x 1,5 m e sistema de irrigação localizada por difusores. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições de vinte plantas por parcela. As variáveis estudadas, foram: area foliar especifica (AFE), taxa de assimilação liquida (TAL), densidade estomática, perda de massa no armazenamento, produção/planta, indice de degrane e traços de sementes. As doses do produto comercial AtivaSi aplicadas via foliar aumentaram a AFE a densidade estomática e diminuíram o degrane em videiras Arra 15®, em relação as plantas não tratadas. Valores médios da taxa de TAL, variação perda de massa no armazenamento e produção, indicaram bons resultados das doses de AtivaSi.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/705
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.