Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/706
Title: Variação quantitativa das células, como indicador da interrupção da citocinese em bagas de uvas (Vitis vinifera L.)
Authors: Paixão, Eduardo Andrade Lucas
Keywords: Fisiologia vegetal
Videira
Bagas de uva
Anatomia
Issue Date: 2021
Citation: PAIXÃO, Eduardo Andrade Lucas. Variação quantitativa das células, como indicador da interrupção da citocinese em bagas de uvas (Vitis vinifera L.). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 26 f., 2021.
Abstract: O cacho da videira é formado por um conjunto variável de bagas, que estão conectadas diretamente à planta através do xilema e floema, sendo a polpa e a película os principais constituintes das bagas maduras. Atualmente, os viticultores empregam citocininas e giberelinas para divisão e alongamento celular dos frutos, com reflexos no crescimento do cacho (engaço e bagas), porém não sabem, precisamente, quando parar de usá-las. Do ponto de vista anatômico (histológico), a determinação da quantidade de células das bagas, pode ser um método para indicar qual a fase do desenvolvimento das mesmas em que a aplicação destes reguladores pode ser dispensada. O objetivo deste trabalho é estudar a variação quantitativa das células das bagas de uva, do tamanho “ervilha” até a parada da citocinese. O percurso metodológico, que foi testado em ensaios preliminares, envolve procedimentos baseados em cortes histológicos no sentido transversal das bagas, visualização em microscópio óptico, aplicação de modelo matemático baseado nos princípios da geometria espacial e determinação da quantidade de células das bagas, desde a fase designada como “ervilha” até a parada da citocinese. Portanto foi determinado que após 77 DAP não ocorre aumento significativo na área das células, não ocorre diminuição da densidade de células e também não houve aumento na quantidade de células das bagas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/706
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.