Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/718
Título: Adoção de metodologias ágeis em gerenciamento de projetos interdisciplinares: uma análise qualitativa.
Autor(es): Rodrigues, Jéssyca Aparecida Gomes
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Gerenciamento de projetos
Metodologias ágeis
Data do documento: 2019
Citação: RODRIGUES, J. A. G. Adoção de metodologias ágeis em gerenciamento de projetos interdisciplinares: uma análise qualitativa. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 68f., 2019.
Resumo: O ensino interdisciplinar é tão importante ao ponto de tornar o conhecimento mais amplo, mais significativo. A interdisciplinaridade é explicitada como uma necessidade real para a formação do aluno, pois constrói um elo entre as várias disciplinas, passando de uma concepção fragmentada existente no ensino tradicional para uma concepção mais completa, mais unitária. Nesse cenário, os projetos interdisciplinares possibilitam, através da prática, a construção de uma nova realidade. O gerenciamento de projetos é indispensável para o sucesso de qualquer projeto, inclusive os interdisciplinares, e negligenciar a importância de uma das fases pode trazer resultados indesejáveis para os envolvidos. Os métodos ágeis já possuem papéis e fases bem definidos, de fácil visualização e acompanhamento, auxiliando todo o processo de gerenciamento de projetos. Diante disso, como delineamento da pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, adotando-se a pesquisa bibliográfica e de campo como meios de investigação e o questionário como instrumento para coleta de dados. Diante do exposto, propomos a utilização das metodologias ágeis em gerenciamento de projetos interdisciplinares no IF Sertão PE, campus Floresta. O resultado da pesquisa indica que a ausência de um método para gerenciar projetos interdisciplinares pode interferir em sua efetividade, podendo torná-los malsucedidos, devido a fatores como falta de organização, planejamento, e consequentemente falha na comunicação entre os envolvidos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/718
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSYCA APARECIDA GOMES RODRIGUE TCC.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.