Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/723
Título: A tecnologia da informação como ferramenta de prevenção no enfrentamento à violência contra a mulher
Autor(es): Souza, Adeide da Silva
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Violência contra a mulher
Ferramentas tecnológicas
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, A. S. A tecnologia da informação como ferramenta de prevenção no enfrentamento à violência contra a mulher. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 37f., 2022.
Resumo: O presente estudo propõe-se a analisar a Tecnologia da Informação como ferramenta no enfrentamento à violência contra a mulher, com foco em aplicativos e plataformas. O trabalho baseia-se na Constituição Federal e nas leis vigentes que combatem a violência contra a mulher. São apresentadas ferramentas tecnológicas no decorrer do trabalho, enfatizando o poder que os meios tecnológicos dispõem em favor do auxílio da vítima. Para a execução do estudo foi realizada uma pesquisa exploratória; são descritos seis aplicativos com a melhor classificação nas plataformas Apple Store e Play Store e nove plataformas e ferramentas, que congregam a tecnologia e a informação. O presente trabalho permitiu analisar algumas formas de como a TI pode ser utilizada no combate à violência contra a mulher, podendo fornecer provas, através de áudios e imagens, além de possibilidade de garantir apoio, ser canal de denúncia e de busca de informações. Apesar do potencial destes recursos em meio a uma luta tão antiga, mas que ainda faz parte da atualidade, como é a violência contra a mulher, destaca-se como a tecnologia não inclui todas as vítimas, tendo em vista as limitações sociais e econômicas de muitas mulheres vítimas de violência.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/723
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GTI_Adeide Souza.pdf638,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.