Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/730
Título: Análise de segurança de filtros ópticos de baixo custo para estudar a luz
Autor(es): Cosmo, Maria Beatriz Leal
Palavras-chave: Óptica
Filtros ópticos - Análise de segurança
Estudo da luz
Sol
Data do documento: 2020
Citação: COSME, M.B.L. Análise de segurança de filtros ópticos de baixo custo para estudar a luz TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2020.
Resumo: Este trabalho buscou produzir e caracterizar filtros ópticos de transmissão, de diferentes bandas, a partir de materiais de baixo custo de fácil manuseio, para serem utilizados no estudo da luz solar, como material de ensino. Os filtros foram produzidos a partir de garrafas PET de diferentes núcleos e papéis celofane, confeccionados com características individuais através de medidas de transmissão, com espectrofotômetro UV-visível. Os filtros caracterizados foram redimensionados para uso em um telescópio de refração para registro fotográfico através deles; essas imagens foram usadas com filtros individuais e filtros sobrepostos de diferentes núcleos. Os resultados indicam que os filtros podem ser usados para estudar as propriedades da luz, mas não devem ser usados para observar o sol, porque, embora os filtros produzidos tenham apresentado taxas de absorção superiores a 60% da intensidade da luz solar, as imagens mostram a saturação do dispositivo de LCD do celular, apontando um alto risco aos envolvidos na atividade em realizar esse tipo de experiência.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/730
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANÁLISE DE SEGURANÇA DE FILTROS ÓPTICOS DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDAR A LUZ.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador