Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/733
Título: A energia na construção civil: melhoria de uso e redução de consumo a partir da produção de apostila para o curso de técnico em edificações
Autor(es): Alencar, José Rildomar Pereira de
Palavras-chave: Física
Construção Civil
Energia-Consumo
Material didático
Data do documento: 2019
Citação: ALENCAR, J. R. P. A energia na construção civil: melhoria de uso e redução de consumo a partir da produção de apostila para o curso de técnico em edificações. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor a redução no consumo de energia na Construção Civil com a produção de uma apostila atualizada intitulada “a energia na Construção Civil: melhoria de uso e redução de consumo” para ser utilizada pelos professores do curso de técnico em Edificações ministrado no IF Sertão-PE, Campus Salgueiro. Para tanto, realizou-se uma entrevista com docentes do referido curso para identificar a importância de um material didático com o tema em questão, e, em geral, as respostas foram centradas na relevância para o entendimento e aplicação prática pelos profissionais. Destaca-se que, o consume de energia, nas últimas décadas, tem sido discutido em nível mundial com muita frequência por se tratar de um termo retirado da natureza e essencial a atividade humana, preocupando os indivíduos quanto à exposição ao risco de esgotamento das fontes não renováveis. Na construção civil, o consumo de energia inicia antes de se realizar as primeiras instalações nos canteiros de obras, uma vez que considera-se o gasto de energia desde a industrialização dos materiais utilizados na construção e transporte do material até os locais de aplicação. Nesse contexto, os mecanismos dos processos executivos das obras de construção civil precisam ser dinamizados para evitar gastos desnecessários de energia, sendo que após a conclusão das obras o uso destas precisa se adequar as condições naturais e ambientais da região. Como estratégia de sensibilizar os profissionais e as empresas, pesquisas são realizadas e apontam que a maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é atribuída ao setor da construção civil, ressaltando o quão é fundamental que os profissionais técnicos deste setor sejam cientes da necessidade de buscar materiais alternativos em que a fabricação e aplicação consumam menos energia, bem como inovações para a melhoria nos mecanismos de máquinas e trabalhadores na execução das obras. Dessa forma, o conteúdo proposto neste trabalho aborda a energia e seus aspectos históricos e socioeconômicos, considerando as fontes presentes na natureza, produção, transporte e consumo. Ademais, trata dos processos executivos da construção civil, nos quais pode-se utilizar de conceitos técnicos da física para diminuir esforços mecânicos e reduzir o consumo energético. A apostila pode ser utilizada pelo professor como complemento de uma das disciplinas técnicas do curso e/ou servir de base para uma nova disciplina na grade curricular.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado a coordenação do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciatura em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/733
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador