Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/734
Título: Sequência didática sobre tópicos de astronomia para o 1º ano do ensino médio no âmbito do residência pedagógica
Autor(es): Xavier, Klenyston de Sousa
Palavras-chave: Ensino de Ciência
Ensino de Astronomia
Popularização da ciência
Sequência didática
Ensino médio
Data do documento: 2020
Citação: XAVIER, K. S. Sequência didática sobre tópicos de astronomia para o 1º ano do ensino médio no âmbito do residência pedagógica. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2020.
Resumo: A fascinação e curiosidade pelos acontecimentos e mistérios do Universo vêm fazendo parte da natureza humana desde o começo da civilização. A ciência a tratar do estudo dos astros e dos fenômenos celestes que compõe o cotidiano, sendo considerada por muitos estudiosos a mais antiga das ciências e a fonte de conhecimento e questionamentos para o surgimento dos demais saberes, denomina se Astronomia. No entanto, é consenso entre diversos autores que o ensino dessa ciência vem sendo deixado em segundo plano, ou na maioria dos casos nem é tratado nas aulas de Física do Ensino Médio, mesmo que documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontem a importância da sua inclusão. Isso deixa evidente a necessidade de uma intervenção. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção de uma sequência didática sobre tópicos de Astronomia nas aulas de Física do Ensino Médio, em específico numa turma de 1º ano do Ensino Médio Integrado de Edificações do IF SERTÃO PE/campus Salgueiro, buscando averiguar quais as contribuições dessa intervenção na turma estudada, onde para isso foram aplicados questionários antes e depois da mesma. A sequência proposta foi composta por aulas e oficina a respeito do tema em estudo, assim como por momentos de observações do céu noturno. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho foi de caráter qualitativo, e para análise e tratamento dos dados foram adotados os métodos de análise de conteúdo definidos por Bardin (2011). Diante dos resultados obtidos pode se considerar que a aplicação da sequência didática foi positiva e se mostrou uma estratégia viável para introduzir a Astronomia nas aulas. A aplicação dessa estratégia, de certo modo, veio a contribuir com a popularização dessa temática na turma investigada, e em certo ponto os alunos conseguiram absorver algum conhecimento das atividades realizadas. A metodologia empregada nas atividades foi aceita de maneira positiva pela maior parte dos estudantes, que se mostraram muito participativos durantes as aulas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura Plena em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/734
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador