Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/749
Título: Utilizando a manufatura aditiva como recurso de apoio dentro da sala de aula : uma aplicação no curso técnico de agropecuária
Autor(es): Sena, Iago Benicio
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Manufatura Aditiva
Curso Técnico de Agropecuária
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: SENA, I. B. Utilizando a manufatura aditiva como recurso de apoio dentro da sala de aula : uma aplicação no curso técnico de agropecuária.TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2022.
Resumo: Tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interativo é algo desafiador para docentes e uma necessidade para, principalmente, os alunos mais jovens. A forma como se aprendia anos atrás deixou de ser atrativa num mundo incerto, volátil e complexo. Nesse sentido, dado a popularização dos espaços de prototipação abertos, como, por exemplo, os espaços maker, é possível utilizar novos métodos de ensino ao ponto de tornar o ambiente da sala de aula mais interativo. O presente artigo aborda o uso da tecnologia da manufatura aditiva ou também chamada de impressão 3D, para a confecção de peças como apoio visual e para realização de aulas práticas. Assim, o artigo explana sobre as abordagens STEAM e STEM, explica o que é manufatura aditiva e seu uso na sala de aula,e como resultado apresenta na prática a materialização de mais de 50 peças para atender a demanda de alunos do IFSertãoPE, campus Salgueiro do curso técnico de agropecuária.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de tecnólogo em Sistemas para internet.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/749
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - UTILIZANDO A MANUFATURAADITIVA COMO RECURSO DE APOIO.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.