Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/781
Título: Avaliação dos serviços de assistência técnica e extensão rural em assentamentos do município de Lagoa Grande-PE
Autor(es): Damasceno, Franciano Cavalcante
Palavras-chave: Extensão rural
Agricultura familiar
Lagoa Grande-PE
Data do documento: 2016
Citação: Damasceno, Franciano Cavalcante. Avaliação dos serviços de assistência técnica e extensão rural em assentamentos do município de Lagoa Grande-PE. TCC (Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 36 f., 2016.
Resumo: Os assentamentos rurais são definidos como novas unidades de produção que, no nível local ou regional, reordenam, em vários sentidos, o sistema de propriedade e uso das terras. A Assistência Técnica e Extensão Rural é um serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que deve atuar decisivamente nas iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, envolvendo atividades agrícolas e não agrícolas, pesqueiras, de extrativismo e outras afins, tendo como foco o fortalecimento da agricultura familiar, visando a melhoria da qualidade de vida e fundamentados em princípios agroecológicos. Dessa forma, a ATER é de suma importância para atender as necessidades locais de cada assentado. Ela não é propriamente uma política social, mas uma política pública de apoio ao desenvolvimento dessas áreas rurais, visando o aperfeiçoamento e expansão das técnicas implantadas nos assentamentos. Avaliando os serviços de ATER em assentamentos do município de Lagoa Grande/PE, 90,38% das famílias confirmaram ter recebido o serviço de visita técnica individual com duração média de 55 minutos; 76,92% afirmaram que a visita foi proveitosa; 64,46% dos beneficiários se recordam dos assuntos tratados durante os eventos coletivos; 65,38% afirmam ter recebido da prestadora do serviço material escrito (apostila, folheto, etc); 80,76% pretendem aplicar as orientações recebidas em seu lote; 76,92% avaliaram que os serviços trouxeram melhorias para a execução das atividades do dia-a-dia; 71,15% acham que o técnico ainda pode melhorar em sua forma de trabalhar. Os serviços de ATER a serem analisados nesse trabalho foram prestados nos assentamentos rurais localizados no município de Lagoa Grande situado ao oeste do estado de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco, mais precisamente na região do Submédio do Vale do São Francisco.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/781
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.