Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/782
Título: Composição Florística de plantas espontâneas do parreiral Vitis vinifera (cv. “festival”) do IF Sertão em períodos distintos
Autor(es): Oliveira, Thaisi C. Tavares de Oliveira
Palavras-chave: Plantas daninhas
Viticultura
Data do documento: 2016
Citação: Oliveira, Thaisi C. Tavares de Oliveira. Composição Florística de plantas espontâneas do parreiral Vitis vinifera (cv. “festival”) do IF Sertão em períodos distintos. TCC (Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 25 f., 2016.
Resumo: As plantas espontâneas são consideradas como um dos principais componentes dos agrossistemas e influenciam no desenvolvimento, rendimento e produtividade da cultura da uva. O objetivo do trabalho foi realizar o levantamento florístico de plantas espontâneas identificando as espécies presentes no parreiral de uvas de mesa do IF SERTÃO-PE, em Petrolina (PE), visando conhecer a composição e diversidade florística desta área. O levantamento foi realizado na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO) no campus Petrolina Zona Rural, em Petrolina (PE), de março a setembro de 2007 e no mesmo período em 2015. As coletas foram realizadas por caminhamento em toda a área de forma aleatória, próxima à linha dos indivíduos de videira, lançando-se um quadro de madeira (1 m x 1 m), sobre as plantas espontâneas. A composição da flora teve os maiores números de representantes de espécies nas famílias Asteraceae (Acantospermum hispidum, Ageratum conyzoides, Bidens subalternans, Bidens pilosa, Centraterum punctatum, Conyza bonariensis, Eclipta Alba, Emilia coccínea, Emilia sonchifolia, Praxelis pauciflora, Soncrus oleraceus e Tridax procumbens), Malvaceae (Herissantia crispa, Malvastrum scabrum, Melochia pyramidata, Melochia rotundifolia, Pavonia cancellata e Waltheria douradinha) e Poaceae (Cenchus ciliaris, Cenchus echinatus, Choris barbata e Digitaria insularis). A presença das espécies da família Poaceae deve ser levada em consideração para a escolha de métodos de controle mais específicos, a fim de determinar um manejo mais preciso que não venha a comprometer as características ideais para a prática da agricultura.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/782
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.