Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/783
Título: Fenologia e requerimento térmico de videiras ‘BRS Vitória’ no Vale do Submédio do São Francisco
Autor(es): Guedes, Cícera Milena Lima
Palavras-chave: Fisiologia vegetal
Videiras
Vale do São Francisco
Data do documento: 2017
Citação: Guedes, Cícera Milena Lima. Fenologia e requerimento térmico de videiras ‘BRS Vitória’ no Vale do Submédio do São Francisco. TCC (Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 16 f., 2017.
Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar a brotação e o requerimento térmico de videiras „BRS Vitória‟ sob influência de reguladores vegetais, no Vale do São Francisco. O experimento foi desenvolvido em área comercial da Fazenda Fruttihall, em Petrolina – PE, num delineamento em blocos ao acaso, com quatro tratamentos em quatro blocos. Os tratamentos consistiram em: T1 - Cianamida Hidrogenada (Dormex® 5%), T2- Ácido 4-indol-3-ilbutírico+ácido giberélico+cinetina (Stimulate®) 3%, T3- Benziladenina Maxcel® 1% e T4 Cianamida Hidrogenada 3% + ácido 4-indol-3-ilbutírico+ácido giberélico+cinetina 1% + benziladenina 0,5%. As avaliações das brotações foram realizadas em quatro momentos, baseados na escala fenológica de Baggiolini e o requerimento térmico, em graus dias (GD). Os dados foram organizados em planilhas eletrônicas do software Excel® e submetidos a métodos de análise descritiva, médias e o erro padrão. Houve maior percentagem de brotação com o tratamento T1. O T4 apresentou resultados que se aproximaram do T1. O ciclo1 foi mais precoce e consequentemente houve um maior soma térmica demandada pela cultura. Estes resultados indicaram que o T1, que vem sendo tradicionalmente utilizada na viticultura regional, promove melhores resultados na brotação da cultivar em estudo, em relação ao T2 e T3.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/783
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.