Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/796
Title: Fisiologia do amadurecimento: aspectos teóricos relacionados ao efeito do etileno no maracujá amarelo (Passiflora edules f. flavicarpa)
Authors: Oliveira, Janete Santos de
Keywords: Maturação
Etileno
ACCO
Issue Date: 2020
Citation: Oliveira, Janete Santos de. Fisiologia do amadurecimento: aspectos teóricos relacionados ao efeito do etileno no maracujá amarelo (Passiflora edules f. flavicarpa). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 29 f., 2020.
Abstract: Objetivou-se com o presente trabalho relatar aspectos teóricos da fisiologia da maturação de frutos de maracujá amarelo e a sua interação com o hormônio etileno ao longo do ciclo produtivo. De acordo com a busca por diversas fontes relacionadas ao tema, analisamos quais os efeitos que o etileno causa no fruto no decorrer dos processos bioquímicos de maturação e pós-colheita, compreendendo a importância que o etileno desempenha no fruto. Através desse estudo foi possível verificar a influência do etileno no desenvolvimento do maracujá amarelo, seu ciclo de produção/ativação, atividade enzimática da ACC oxidase (ACCO) e a determinação do estádio de maturação ideal. Concluímos que o maracujá-amarelo requer cuidados em todo o ciclo de crescimento e desenvolvimento. Um dos pontos mais importantes é o ponto de maturidade fisiológica; outro aspecto notado no presente estudo é que o maracujá amarelo difere quanto à produção de etileno e atividade da enzima ACCO, de acordo com o estádio de maturação. A espécie é considerada, em comparação com outras espécies, como produtora intermediária de etileno.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/796
Appears in Collections:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.