Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/798
Título: Extensão rural, agroecologia e agricultura familiar experiência dos agentes promotores de agroecologia no município de Casa Nova-BA
Autor(es): Neto, Luiz Nunes dos Passos
Palavras-chave: Agroecologia
Fundo de pasto
Data do documento: 2020
Citação: Neto, Luiz Nunes dos Passos. Extensão rural, agroecologia e agricultura familiar experiência dos agentes promotores de agroecologia no município de Casa Nova-BA. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 30 f., 2020.
Resumo: Objetivou-se com este trabalho promover práticas de extensão rural com agricultores familiares de comunidades tradicionais de fundo de pasto do município de Casa Nova - BA. Na perspectiva diferenciada da assistência técnica e extensão rural que utiliza a agroecologia como princípio norteador das ações para o desenvolvimento local sustentável e quais as mudanças ocorridas nas atitudes e visão de mundo das mulheres da comunidade de fundo de pasto de riacho grande. Um grupo de técnicos foi formado para realizarem assessorias de assistência técnica e extensão rural no município de Casa Nova – Ba, diante da falta de interesse dos órgãos competente para promover assistência técnica nas comunidades rurais do município, criando assim uma organização não governamental denominada Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e socioambiental - Instituto IDEA. Adotam os conceitos de construção do conhecimento e desenvolvimento local, bem como, quais suas abordagens metodológicas junto aos agricultores familiares no semiárido. Essa atividade de acompanhamento técnico de forma voluntária se dá a partir de um dos integrantes do grupo ter feito parte de um projeto de busca ativa de comunidades tradicionais de fundo de pasto no município de Casa Nova - Ba. Nas atividades do projeto de busca ativa das comunidades o agente de campo inicia um diálogo com as famílias e discute a falta de incentivos para melhoria das comunidades, avaliando a realidade e o cenário atual das comunidades de fundo de pasto, povos que adquiriram ao longo de sua existência um modo de viver no semiárido, fazendo o uso do território para criação de animais, produção de mel, pesca artesanal e agricultura de subsistência. O fundo de pasto se trata de terras devolutas a união que as famílias habitam na região e utilizam da caatinga para criarem seus animais com grande representação na caprinovinocultura, bovinocultura e produção de mel, fazendo o uso da terra como um bem comum a todos que residem nas comunidades. Essas comunidades são afetadas por grilagem de terras, mineração, empresas de energias solares e eólicas. Com o agente de campo na busca e das comunidades para contribuir na auto-identificação das famílias e povos tradicionais de fundo de pasto, para fortalecer os seus vínculos de pertença como o território de fundo de pasto, contribuindo na permaneça dessas famílias fazendo o uso dessas áreas de foram extrativista. A comunidade de fundo de pasto de riacho grande era uma das maiores produtoras de farinhas e derivados da mandioca no município de Casa Nova – Ba.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/798
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.